quinta-feira, 18 de abril de 2024
Medidas de enfrentamento à Covid-19 em Pinhais apresentam decisões de várias esferas

Medidas de enfrentamento à Covid-19 em Pinhais apresentam decisões de várias esferas

 

As medidas de enfrentamento à Covid-19 apresentam decisões de várias esferas. A prefeitura é uma delas e busca alinhar os esforços com outros entes públicos para que os efeitos negativos da pandemia possam ser minimizados. Uma força conjunta que também necessita da compreensão e colaboração da população.

As frentes de combate e suas consequentes atribuições não ficam apenas no âmbito municipal. “O trabalho neste sentido é uma união de esforços e condutas. Nossas ações são diferentes dos municípios considerados de gestão plena na área da saúde, como Curitiba, por exemplo. Enquanto município, atendemos as recomendações da Secretaria Estadual e adaptamos alguns procedimentos à nossa realidade por meio dos decretos”, explica a secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho.

Apesar de certa autonomia, concedida aos entes diante da declaração de situação de pandemia, as divisões de competências obedecem aos poderes legislativo, judiciário e executivo e às esferas federal, estadual e municipal. Em caso de não cumprimento de medidas contidas nos decretos municipais, por exemplo, a Prefeitura de Pinhais pode recorrer ao Ministério Público, como aconteceu recentemente, após paciente com suspeita de coronavírus não cumprir isolamento social.

Este alinhamento de condutas torna as ações mais coesas, o que permite que possam ser ainda mais efetivas. “Ao tratarmos da situação de maneira mais conexa nos é permitido evoluir os métodos utilizados e aprender com as experiências de outros municípios. E há uma troca, pois acabamos servindo de exemplo em outros aspectos também, como no caso da gestão dos recursos. Afinal ocupamos o 1º lugar em transparência na Região Metropolitana”, ressalta Adriane. Neste sentido, o município atingiu a nota 98, uma das melhores do Estado, ficando em 11º lugar entre as 399 cidades paranaenses, no Ranking Municipal de Transparência, do Ministério Público do Paraná.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress