Escrito em por

Foto 3

 

Com oito anos de funcionamento, o hospital já realizou mais de 12 mil partos, conquistou  certificado da Unicef e recebeu a visita de representantes da China

No último mês de março, o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz do Pinhais completou oito anos de serviços prestados à saúde. Ao longo desse periodo tornou-se referência em maternidade no estado do Paraná e também no exterior. Conquistou reconhecimento de órgãos como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e realizou 12.487 partos até o final de 2017.

Parceria eficiente

Com bons resultados alcançados, fruto de uma parceria entre público e privado, o Hospital é administrado por meio de Contrato de Gestão pactuado entre a Prefeitura Municipal de Pinhais, através da Secretaria Municipal de Saúde, e a Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, que prevê recursos para subsídio da unidade. A entidade gestora, que recebe repasses financeiros mensais da Prefeitura, conta com 300 funcionários por meio de contratação direta, 80 médicos no Corpo Clínico e 12 funcionários indiretos.

Exemplo de gestão

Para Bruno Cesar Zanata, diretor geral do Hospital e Maternidade Pinhais, a eficiência da instituição reflete os esforços de toda uma rede de trabalho e atendimento. “Hospitais são tidos como uma das organizações de maior complexidade para gerenciar, então, este resultado não poderia ser fruto de uma única ação. Primeiramente, vale ressaltar a responsabilidade da Prefeitura de Pinhais com a população, no que diz respeito ao dever de buscar um modelo de sucesso para gestão da unidade, manter com empenho a fiscalização e o compromisso com a entidade contratada. É importantíssimo também destacar o modelo de gestão implementado pela Pró-Saúde nas unidades sob sua responsabilidade, assim como todo apoio e conhecimento dos seus 50 anos de atuação. Além disso, podemos destacar toda a rede integrada ao hospital, como Rede Primária, SAMU, Secretarias de Saúde Municipal e Estadual e demais órgãos envolvidos nos processos desta unidade. Importante também ressaltar o engajamento dos colaboradores que atuam com determinação e amor para proporcionar assistência aos usuários do serviço, com segurança e qualidade”, frisa Zanata.

Visitas guiadas

Semanalmente, todas sextas-feiras, às 14h30, o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz dos Pinhais proporciona visitas guiadas às gestantes. As incursões são acompanhadas pela técnica de Enfermagem do Aleitamento Materno, que explica todo o fluxo de atendimento e internamento do Hospital, tirando dúvidas do atendimento e já realizando o tour pelos setores onde as parturientes irão passar após atendimento e internamento. Segundo Bruno Cesar Zanata, a visita tem como objetivo mostrar à parturiente e acompanhante um pouco do funcionamento do Hospital, fazendo com que as mesmas se sintam mais seguras e aliviadas, pois já chegam para o atendimento sabendo das possibilidades que poderão encontrar no decorrer dos internamentos. “Quando questionamos algumas puérperas sobre a segurança no atendimento, é evidente que as participantes das visitas guiadas e do curso de gestantes e acompanhantes se sentem mais tranquilas, pois já conhecem um pouco do atendimento que realizamos”, revela o diretor geral.

Superação da ansiedade

De acordo com Bruno, todas as gestantes podem participar das visitas guiadas e do curso. Esse foi um dos diferenciais que chamou a atenção de Marileia Valdevinho da Silva, que deu a luz à pequena Maria Victoria, no hospital de Pinhais, em setembro de 2017. Para ela, todo o trabalho de acompanhamento e a visita guiada tiveram importante papel para superar a ansiedade e ter um parto sereno. “Me senti muito acolhida, quase em casa. Toda a equipe foi muito atenciosa, nos deixando bem tranquilos. Posso afirmar que toda essa atenção fez diferença até chegar a hora do parto”, declara a mãe.

Diversas atividades

O diretor destaca ainda que o trabalho realizado com as gestantes é amplo e envolve a participação ativa dos acompanhantes no trabalho de parto. “São oferecidas diversas atividades, como massagem relaxante; musicoterapia para relaxamento; dançaterapia; palestras educativas com a equipe multidisciplinar para as gestantes e puérperas; educação permanente aos colaboradores; comunicação visual com as práticas em todos os setores da Instituição; utilização da pulseira “VIP” pele a pele; utilização do colete pele a pele; técnica de enfermagem exclusiva para o aleitamento materno; participação ativa da câmara técnica do município e curso de acompanhante do parto”, declara Bruno.

Além do atendimento regular às gestantes, o hospital disponibiliza também Clínica Médica para Adultos, Clínica Pediátrica e urgência/emergência obstétrica.

Hospital Amigo da Criança

O Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz dos Pinhais foi declarado “Hospital Amigo da Criança” pela UNICEF, em 2013. O título é um reconhecimento ao apoio da Comissão de Aleitamento Materno do Hospital, constituída por uma equipe multidisciplinar, que atua diretamente na promoção de ações contínuas que visam o cumprimento dos 10 passos do Hospital Amigo da Criança e as boas práticas de humanização reservadas à mãe e ao bebê, desde a internação até a alta. “Esta certificação traz uma série de benefícios para a mãe , o bebê e para a instituição, como diminuição da mortalidade materno-infantil, redução da média de permanência, redução de custos e humanização. Para o sucesso, é necessário o cumprimento dos 10 passos estabelecidos pela IHAC(Iniciativa Hospital Amigo da Criança)”, ressalta Zanata.

Referência em maternidade

Com mais de 12 mil partos realizados, a maternidade de Pinhais, referência no procedimento, recebeu, em dezembro passado, uma comitiva da China, que conheceu as instalações e todo o trabalho realizado com as gestantes. Os visitantes são integrantes do Departamento de Reforma de Saúde da República da China e do parlamento chinês. Acompanhados pela equipe da Secretaria de Saúde do Estado, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a gestão de Pinhais, apontada como referência no que diz respeito ao atendimento materno infantil.

Modelo Ideal

Levando em consideração a busca por um modelo ideal, os chineses pesquisaram e verificaram que o Brasil vem melhorando gradativamente o índice de mortalidade infantil. Sendo o Paraná o Estado com os melhores indicadores. E, ao serem consultados, os profissionais da Secretaria de Estado da Saúde indicaram Pinhais, já que o Município, nos últimos anos, tornou-se-se uma referência no acompanhamento às gestantes, desde o pré-natal ao nascimento da criança.

Na ocasião, os representantes do país asiático elogiaram o trabalho realizado no Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. “É impressionante ver como todos os profissionais cuidam bem da saúde da população. Estamos muito contentes em ter contato com esses projetos. Apesar de Brasil e China serem países muito diferentes, temos certeza que conseguiremos aproveitar os bons exemplos para oferecermos o melhor aos nossos cidadãos”, enfatizou a diretora geral do Departamento de Reforma na Saúde Pública da República Popular da China, Haining Xue.

Foto 2 Foto III3 Foto IV4 Foto II2 Foto 1

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)