sábado, 20 de abril de 2024
Mais uma edição do Dia do Carroceiro acontece neste sábado

pinhais10

 

No próximo sábado (24) a Prefeitura de Pinhais, por meio da Seção de Defesa e Proteção Animal (Sedea), da Secretaria de Meio Ambiente de Pinhais e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) promovem mais uma edição do Dia do Carroceiro. A ação será realizada, das 9h às 16h, na sede da Secretaria de Educação do município, localizada no bairro Weissópolis.

Solange Marconcin, da Seção de Defesa e Proteção Animal, salienta que a ausência no projeto afeta o atendimento dos equinos. “Importante lembrar a participação no projeto é obrigatória, já que animais que não estiverem regulares, não serão atendidos gratuitamente no hospital da UFPR”, comenta.

Dia do Carroceiro

O Dia do Carroceiro é um projeto gratuito que busca melhorar as condições de saúde dos cavalos do município, de modo a garantir o bem estar dos animais e, com isso, um bom desempenho no dia a dia. Segundo a organização do evento, os animais serão tratados com vermifugação e terão seu estado geral de saúde avaliado, enquanto os proprietários serão cadastrados e receberão orientações sobre os principais cuidados com a alimentação dos bichos. Além disso, o projeto também busca a vigilância epidemiológica ativa das principais zoonoses transmitidas por cavalos, com enfoque na saúde pública.

Entre as atividades também previstas durante a ação, está a chipagem de equinos dos moradores de Pinhais, em cumprimento ao que determina a Lei Municipal nº 1374/12, que dispões sobre o bem estar, utilização, a circulação e a permanência de animais de grande porte nas vias públicas do município.

O chip é uma certidão de registro do animal que permite saber a localização do cavalo e também quem é o dono. Caso o animal sofra maus tratos ou se envolva em algum acidente de trânsito, o proprietário poderá responder legalmente por isso.

Serviço

O Projeto acontece entre 9h e 16h deste sábado (24), na sede da Secretaria Municipal de Educação de Pinhais, localizada na Avenida Iraí, 696, no bairro Weissópolis. É importante levar documentos pessoais, comprovante de residência e carteirinha do cavalo, caso já possua. Para mais informações sobre este e outros projetos desenvolvidos pela Seção de Defesa e Proteção Animal, pelo telefone (41) 3912-5705.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress