Escrito em por

pinhais09

 

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove periodicamente ações de Guarda Responsável. Por meio destas iniciativas, são disponibilizadas vacinas contra raiva em cães e gatos acima de três meses, além de orientações sobre zoonoses, dengue, zika e animais peçonhentos.

Somente na última edição, realizada no mês de agosto, no bairro Jardim Amélia, 637 animais foram vacinados. Durante a ação, também foi realizada pela Seção de Defesa e Proteção Animal (SEDEA), da Secretaria de Meio Ambiente, a microchipagem de 292 animais. A próxima Ação de Guarda Responsável será realizada no mês de outubro na Unidade de Saúde da Família (USF) Vargem Grande.

A atividade integra o projeto de Guarda Responsável, que visa, entre outras coisas, a educação e conscientização dos proprietários, sobre os cuidados necessários ao bem estar dos animais.

Sobre a Raiva

A raiva é uma doença muito grave que na maioria das vezes leva à morte. É transmitida pela saliva dos animais infectados como cães, gatos, morcegos e até bovinos e equinos. A vacinação protege o animal, impedindo que ele se contamine e transmita a doença para as pessoas. A vacina tem validade de um ano, então, é importante mantê-la em dia preservando assim a saúde do bichinho.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)