Escrito em por

foto07

 

O evento contou com a presença da governadora Cida Borghetti, deputados, prefeitos, doutores em comunicação e mais de 100 profissionais da imprensa.

Nos dias 22, 23 e 24 de junho, a cidade histórica da Lapa sediou o 26º Congresso da Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Paraná (Adjori), um dos maiores eventos de jornalismo do estado. Na ocasião, mais de 100 profissionais, dos mais de 60 veículos filiados à entidade, puderam debater o futuro da comunicação impressa e tomar conhecimento das novas ferramentas da mídia digital.

Cidade Histórica

Diferente dos eventos anteriores, realizados em resorts com infraestrutura adequada para receber eventos de grande porte, o Congresso da Lapa aconteceu em diferentes espaços públicos da cidade, como o Theatro São João, Secretaria de Educação e Câmara Municipal. O que permitiu aos participantes conhecerem um pouco da receptiva cidade que conta com diversos prédios históricos e restaurantes especializados na tradicional comida tropeira.

Eleição Adjori

No início da tarde de sexta-feira, dia 22, os diretores dos jornais da Adjori se encontraram no Portal Turístico da cidade para eleger a nova diretoria. Na ocasião, por aclamação, Elízio Siqueira, do Jornal União, de Campina Grande do Sul, foi reeleito presidente para o biênio 2018/2020. “Nossa associação está cada vez maior, mais forte e unida. A meta é trabalhar para o crescimento e valorização da mídia impressa do interior do Paraná e Brasil”, declarou Elízio, que também preside a Adjori Brasil.

Café com a Governadora

Ainda na sexta-feira, às 17 horas, na Estação Ferroviária da Lapa, a Adjori ofereceu um café para os participantes do Congresso, que contou também com a presença da Governadora e outras autoridades. Logo após o café, Cida Borghetti, pré-candidata à reeleição, acompanhada de jornalistas e políticos, deu um breve passeio na “Maria Fumaça”.

Cida Borghetti enaltece imprensa regionalizada

No dia 22, à noite, no Theatro São João, Cida Borghetti deu início ao 26º Congresso da Adjori. No discurso de abertura, a Governadora enalteceu a imprensa regionalizada. “Os jornais locais, cada vez mais, estão ganhando importância em nosso estado e país, além de serem uma tendência mundial. A comunicação em todas as cidades é especialmente vital para um governo municipalista, como o nosso, e que busca avançar em todos os setores. A informação local é o próprio instrumento de mudanças, de progresso, de evolução dos municípios”, afirmou Cida.

Transparência nas ações do Governo

Também presente ao evento, o Secretário de Estado da Comunicação Social, Alexandre Teixeira, reafirmou o compromisso com a transparência na divulgação das ações do Governo do Paraná. “Temos o dever de levar a informação aos paranaenses de uma maneira clara, ética e transparente. E os jornais regionais são parceiros do Governo e da população, já que informam a realidade dos fatos com responsabilidade. Sendo assim, contamos com os jornais locais”, declarou Alexandre.

Justas Homenagens

Durante a programação de abertura, abrilhantada pelo maestro Plínio Oliveira e Orquestra Jovem da Paz, a Adjori prestou uma merecida homenagem a Luiz Fernando Fedeger(pelos 25 anos do jornal Impacto) e Francisco Heitor Fernandez(pelos 29 anos do jornal Primeira Linha), entregando uma placa comemorativa aos referidos diretores.

Autoridades e personalidades

Além da Governadora, participaram da abertura do Congresso o deputado federal Alex Canziani, os deputados estaduais Luiz Carlos Martins e Rubens Recalcatti, Orlando Pessuti( presidente do BRDE), Paulo Furiatti( prefeito da Lapa), Carlos Eugênio Stabach (prefeito de Contenda), Luizão Goulart (ex-prefeito de Pinhais) e Fábio Luiz Witzki (Universidade Tuiuti do Paraná).
Diretores e representantes de jornais de Adjoris de outros estados, como Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, também marcaram presença.

Congraçamento

O final de semana também foi destinado à confraternização dos “Adjorianos, palestrantes e convidados. Nas noites de Congresso foram servidos jantares acompanhados de animados shows no Clube Lapeano (Elvis Cover no dia 22, e Banda Nega Fulô no dia 23). No sábado, dia 23, o almoço foi no Restaurante Casarão, com uma Costela Fogo de Chão e Buffet variado. No domingo(24), na parte da manhã, foi realizada uma partida de futebol que contou com as presenças dos deputados Ratinho Junior e Guto Silva, além do ex-vereador Tiago Gevert. Já o almoço foi no Resataurante Lipski, que serve comida tradicional da região. Tanto nos jantares como nos almoços, estava tudo maravilhoso.

Palestras motivacionais e de capacitação

Na manhã e tarde do dia 23, sábado, foram ministradas diversas palestras com professores, doutores e profissionais especializados nas áreas de comunicação impressa e digital.

Palestra Motivacional

A programação de sábado, dia 23, foi aberta com a palestra do professor Menegatti, que é autor de quatro livros e dez DVDs motivacionais. Ele deu uma verdadeira injeção de ânimo para a vida profissional e pessoal, destacando a importância de manter o foco, adaptar-se às mudanças e não deixar de fazer planos.

Conteúdo de Qualidade

O professor Álvaro Larangeira, doutor em Comunicação, defendeu que o maior responsável por atrair leitores é o conteúdo de qualidade. A afirmação foi feita para desconstruir a máxima de que “notícia boa é notícia ruim”.

Impressos não morrerão

Já a palestra de Ana Maria Melech, também doutora em Comunicação, desmistificou a ideia de que o jornal impresso está morrendo. Ela lembrou que o jornalismo tem uma longa trajetória, ressaltando que as mídias digitais são apenas mais um processo de inovação.

Fake News

O tema Fake News, muito recorrente na internet e que causa danos, as vezes, irreparáveis, foi apresentado pela pós-doutora em Comunicação Mônica Fort. Sua palestra trouxe uma reflexão sobre a responsabilidade da produção jornalística regional no combate às notícias falsas e na manutenção da credibilidade institucional.

Sugestões inovadoras

O publicitário e consultor de marketing Cley Linhares, doutorando na área, apresentou sugestões inovadoras para o departamento comercial dos jornais e revistas, tema de grande valia para os adjorianos.

Desafios e soluções

O painel ‘Desafios, soluções e inovações para os veículos impressos no meio digital’ reuniu Gilberto José Pacheco, psicólogo especializado em marketing de web, e Adriano Mormul, diretor da MSWI Informática, uma das maiores empresas de tecnologia da informação do Brasil. Eles tiraram dúvidas sobre publicação de conteúdos jornalísticos e comerciais nos sites e redes sociais dos veículos.

Palestras suprem expectativas, afirma Elízio

O presidente da Adjori-PR, Elízio Siqueira, explicou que a programação foi elaborada a partir de um diagnóstico dos principais desafios do setor. “Durante os congressos, que têm suprido nossas expectativas, procuramos soluções para as nossas dificuldades e o aprimoramento do trabalho nas redações dos jornais associados. Assim, cada veículo estará mais motivado a fazer o melhor pela região e população onde atua”, ressaltou o presidente.

Dois milhões de leitores

De acordo com Elízio, a Adjori-PR foi fundada há 38 anos com o objetivo de unir e fortalecer os associados e desenvolver planos estratégicos em defesa da imprensa local paranaense. “A associação é composta por mais de 60 jornais e revistas de todas as regiões do estado. Juntos imprimem uma média de 540 mil exemplares por semana, alcançando 2 milhões de leitores, aproximadamente, em 200 municípios”, explicou o presidente, destacando que os veículos da Associação atingem um segmento relevante da opinião pública, onde o interesse nas questões locais é cada vez maior – sem prejuízo dos temas nacionais e internacionais.

Homenagem a Marcelo Cattani

Presente ao 26º Congresso, João Aloysio Ramos, diretor dos jornais A Gazeta Cidade de Pinhais e A Gazeta Metropolitana, declarou que é uma honra e também uma grande responsabilidade estar na Adjori-Pr. “Para fazer parte da Associação é preciso que o jornal tenha credibilidade e reconhecimento dos leitores. Estou feliz por estar aqui, no Congresso, e ter tido a oportunidade de prestar uma homenagem ao secretário de Comunicação Marcelo Cattani, um grande profissional da área e uma pessoa do bem, que tem dado um relevante apoio aos jornais regionais e congressos da Adjori”, declarou João Aloysio.

 

Ratinho Junior ressalta importância dos jornais impressos

Antes do jogo de futebol com os diretores de jornais da Adjori, no domingo, dia 24, em rápida conversa com João Aloysio Ramos, diretor do jornal A Gazeta Metropolitana, o deputado Ratinho Junior, que é formado em Publicidade e Propaganda, falou da sua afinidade com os diversos meios de comunicação e enalteceu o jornalismo impresso. “Mesmo não sendo da comunicação impressa, tenho uma grande admiração por estes veículos, que na maioria das vezes pautam as programações das rádios”, explicou.

Ratinho frisou ainda a importância da imprensa regional, responsável por levar a informação de interesse às comunidades e municípios onde circulam. “Estamos assistindo a queda dos grandes jornais impressos em todo o Pais. Hoje, existe uma grande tendência das pessoas buscarem nos jornais locais as notícias de sua rua, bairro e cidade, que não encontram nos grandes jornais digitais, por isso acredito no crescimento dos jornais da ADJORI”, disse o pré-candidato a governador do Paraná.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)