Escrito em por

ciclo03

 

Com aproximadamente 1.500 ciclistas participantes, as Prefeituras de Pinhais, Piraquara e Quatro Barras lançaram, no último dia 19, as Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu.

O circuito principal, com 42 km, é composto por belas paisagens naturais em um amplo circuito turístico, passando por diversos pontos das três cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) que guardam a pureza das águas que abastecem a capital paranaense e formam o Rio Iguaçu.

A pedalada inaugural teve início no Parque das Águas, em Pinhais, e, após o lançamento, os ciclistas seguiram para Piraquara, no Parque das Águas Jacob Simião. Em seguida, o passeio seguiu para Quatro Barras, na Praça Raulino Alves.

Ao longo do trajeto, toda a infraestrutura foi pensada para proporcionar mais conforto, segurança e informações aos cicloturistas, com a instalação de totens e placas indicativas, que têm informações detalhadas e contam com QR Codes (também existentes nos materiais impressos) que levam a um mapa turístico digital. As Ciclorrotas contam com trechos asfaltados, estrada de chão e outros pisos, com elevação variada. Soma-se a isso a rica história da região, muito lazer, uma variada gastronomia e muitos outros serviços.

Autoridades presentes

Diversas autoridades participaram do lançamento das Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu. A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, ao fazer o uso da palavra, destacou ser esta mais uma atividade esportiva e de lazer que a gestão proporciona aos munícipes, além, é claro, de também fomentar o turismo na cidade. Já o prefeito de Piraquara, Marcus Mauricio de Souza Tesserolli (Marquinhos), falou sobre o seu contentamento pelo lançamento do circuito, e agradeceu aos presentes que acreditaram na iniciativa. Angelo Andreatta (Lara), prefeito de Quatro Barras, parabenizou os envolvidos na concretização do circuito.

O deputado federal, Luizão Goulart, também presente no evento de lançamento, enalteceu o envolvimento dos três prefeitos, que, segundo ele, fazem a diferença para as pessoas das suas cidades. “Com as ciclorrotas, além de unir esporte e o turismo, vocês podem conhecer as belezas dessas cidades”, pontuou Luizão.

O deputado estadual Goura agradeceu a iniciativa que atende a uma das solicitações que é fomentar o cicloturismo e a mobilidade. Ele destacou ainda o desejo que este circuito possa integrar outros municípios, promovendo a cultura da bicicleta e o respeito aos ciclistas.

Apoio do Governo do Estado

O circuito conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). Jacob Mehl, presidente do Paraná Turismo, que também participou da inauguração, enalteceu a união das Prefeituras na concretização desse circuito.

Sorteio

Após o passeio ciclístico pela rota principal, que durou cerca de 3h30, com final que também aconteceu no Parque das Águas, a rede de Supermercados Condor patrocinou o sorteio de vale compras para os ciclistas inscritos.

Rotas Menores Temáticas

Para trazer ainda mais facilidade aos cicloturistas, o roteiro é dividido em Rotas Menores Temáticas. Nelas os ciclistas podem iniciar em qualquer um dos 13 pontos, as quais somadas tem uma extensão superior a 255 quilômetros.

Em Pinhais, as Rotas Menores são divididas em quatro: Cervejeira (9,9 km), Caminho das Águas (15,6 km), Ecológica (7,3 km) e Curitiba-Parque das Águas (5,9 km). Em Piraquara elas são cinco: Parque das Águas Piraquara (18 km), Mananciais da Serra (20 km), Túnel da Roça Nova (26,4 km), Colonização Trentina (14,2 km) e Morro do Canal/Aldeia (8,6 km). Já em Quatro Barras também serão quatro Rotas Menores: Montanhas (12,km), Caminho do Itupava (9,3 km), Graciosa Mata Atlântica (24,3 km) e Circular Quatro Barras (19,3 km).

Uma bela iniciativa

A reportagem do jornal A Gazeta Região Metropolitana conversou com alguns participantes do passeio inaugural, e todos, sem exceção, parabenizaram a iniciativa e ressaltaram a excelente organização, assim como o cuidado em selecionar as melhores rotas para os ciclistas.

Fernando Silva, morador de Pinhais, disse que estava ansioso para conhecer as ciclorrotas, já que vinha acompanhando todas a notícias sobre o passeio inaugural. “Estava de olho no site da prefeitura e nas notícias que saíam no jornal. Sou ciclista e adoro fazer trilhas. Desde que soube da criação das ciclorrotas, espero ansiosamente pelo lançamento. Esta é uma grande oportunidade para as pessoas fazerem um passeio diferente e conhecerem as belezas das cidades vizinhas. Uma incrível iniciativa. Parabenizo a todos os envolvidos no processo de criação desse circuito”, comentou.

O vereador de Pinhais, Carlinhos do Eliza, também participou do evento de inauguração e elogiou a organização. “Pensaram com muito carinho neste projeto. Fica claro que os participantes também aprovaram essa iniciativa. É uma honra fazer parte de uma gestão que se preocupa com o bem-estar da população. As Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu já são um sucesso”, sublinhou.

Vale lembrar que o projeto foi desenvolvido para contemplar não apenas aos ciclistas, mas também aos corredores, caminhantes e turistas. Todos têm a oportunidade de conhecer vários pontos turísticos e as belezas naturais de Pinhais, Piraquara e Quatro Barras, passando por áreas urbanas e rurais, em diferentes trajetos que proporcionam mais ação ao turismo.

ciclo01 ciclo04 ciclo02 ciclo05 ciclo06 ciclo07

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)