Escrito em por

curitiba02

 

Em comemoração ao Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro, na quarta-feira, dia 2, o Fab Lab da Rua da Cidadania do Cajuru abriu as portas para uma oficina para maiores de 60 anos. A Oficina de Smartphone para Idosos tirou as dúvidas dos recursos dos aparelhos celulares para quem começou a usar o telefone quando os aparelhos só faziam ligações e era preciso discar os números.

“Foi uma ótima forma de comemorar o Dia do Idoso, nesse mundo agitado em que nossos filhos muitas vezes não estão sempre conosco para ajudar e ensinar”, disse a aposentada Elizita Fernandes dos Santos, 72 anos.

Ela conta que tem um smartphone há cinco anos e na oficina, o instrutor tirou todas as dúvidas dos 15 participantes, usuários dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Cajuru e Iguaçu, nos próprios aparelhos que utilizam no dia a dia.

Didática coerente com o Fab Lab

Entre as dúvidas mais frequentes estavam como usar aplicativos, funções de redes sociais e de ferramentas do Google. Elizita, por exemplo, queria saber como bloquear uma conversa no WhatsApp de um número que ela não conhecia e a abordava solicitando dados pessoais. Aprendeu como fazer.

“Com essa metodologia de construção do conhecimento, eles se sentem autônomos para o uso dessa nova tecnologia. Aplicamos conceitos de utilização coerentes com as ferramentas do Fab Lab”, destacou o instrutor da oficina, Rodrigo José Gomes da Silva.

Com mais conhecimentos para usar o telefone celular, Elizita foi só elogios. “Foi muito produtivo. O idoso que começa aprendendo como criança nunca quer parar de aprender. São maravilhosas oportunidades que a Prefeitura oferece às pessoas mais velhas seguirem aprendendo”, disse.

Fab Lab

O Fab Lab Cidadania do Cajuru funciona como um laboratório de fabricação digital e prototipagem no qual estudantes, empresas e comunidade podem compartilhar conhecimentos e colocar em prática ideias inovadoras.

No espaço de 150 m², inaugurado em março deste ano, estão instalados laboratório de informática, salas para cursos e ambientes para reuniões e videoconferência, além de equipamentos modernos para fabricação digital e prototipagem, como impressoras e scanner 3D, cortadora a laser, router, plotter e fresadora.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)