Escrito em por

pinhais03

 

Em 2010, a Prefeitura reinaugurou o Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais depois de quase seis anos fechado, reforçando o atendimento da Rede Municipal de Saúde

Segundo Vivian Regina dos Santos, mãe de Jocélia, segunda mulher a dar à luz no Hospital Municipal de Pinhais, depois que foi reaberto. Na época, eram dois hospitais em que Vivian poderia ir, mas ela não queria. “Eu queria que fosse perto de casa, e estava próximo da inauguração do Hospital Municipal. Fiquei torcendo e orando para que pudesse ter a minha bebê ali. E graças a Deus, bem na última hora, o hospital abriu e foi uma maravilha”. Vivian e a filha Jocélia fazem parte da primeira década desta história.

REINAUGURAÇÃO

Em 2010, depois de quase seis anos fechado, a prefeitura reinaugurou o Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Desde então, milhares de atendimentos já foram realizados, o que representa um número realmente expressivo. Até maio deste ano foram registrados: quase 16 mil nascimentos; 38.630 internações em Obstetrícia, Clínica Médica, Pediatria e Clínica Cirúrgica; 110.378 exames de raio-x, o qual iniciou em 2011; 77.324 exames de eletrocardiograma; 103.074 consultas ambulatoriais em Ginecologia e Obstetrícia.

Eliane Barbosa da Silva, mãe de Samuel, de 10 anos, e Brenda de 3, também está entre as pacientes do hospital e relata como foi seu atendimento nestas duas ocasiões. “Fui muito bem atendida e acolhida por toda a equipe do hospital lá em 2010, logo que foi reaberto. Agora, em 2017 tive a Brenda. Também fui muito bem atendida. Tive que ficar 45 dias com ela porque nasceu prematura, e eles a salvaram. Foi um ótimo atendimento pra ela e pra mim também. Me sinto lisonjeada de poder fazer parte desta história”, declara a moradora do bairro Jardim Amélia.

O trabalho realizado

O Hospital Municipal realiza assistência ao parto e nascimento, bem como pronto atendimento (consultas para gestantes com intercorrências relacionadas à gestação). Também efetua internamentos de baixa complexidade em obstetrícia, clínica médica e pediatria, contando com 50 leitos. Registra uma média de 350 internamentos por mês.

Oferece também serviços de apoio diagnóstico à Rede Municipal de Saúde, realizando cerca de 1.200 exames de raio-x e 800 eletrocardiogramas eletivos mensais para usuários atendidos nas Unidades de Saúde da Família no município, conforme agendamento destas.

A média atual de partos é de 114 ao mês. A assistência ao parto e ao nascimento é realizada pela equipe multiprofissional, seguindo as diretrizes da Rede Mãe Paranaense, na qual os exames de triagem neonatal são realizados no hospital, entre eles, testes do coraçãozinho, teste do olhinho, pezinho e orelhinha. Ainda, por ser um hospital certificado como Hospital Amigo da Criança pelo Ministério da Saúde, a equipe multiprofissional que atua na maternidade promove amplo estímulo à mãe e ao bebê para a prática do aleitamento materno exclusivo, já na primeira meia hora de vida do recém-nascido, o que traz inúmeros benefícios para ambos.

Nas demais especialidades atendidas, Clínica Médica e Pediatria, são oferecidos no período de internamento, conforme necessidade, exames essenciais necessários para investigação diagnóstica (exames de imagem e laboratoriais), e quando as condições clínicas do paciente requerem maior complexidade em procedimentos e exames, este é transferido para hospitais de referência na região, conforme estabelecido na grade de referência com o gestor estadual.

Para a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, tanto a reabertura do hospital quanto o trabalho que vem sendo realizado, demonstram a preocupação da administração municipal em prestar um atendimento de qualidade. “A saúde é um grande desafio, e para vencê-los temos investido até mais do que a lei pede. É uma grande responsabilidade cuidar da saúde das pessoas e, para isso, temos profissionais muito capacitados para realizar este trabalho. O Hospital Municipal é motivo de grande orgulho para nós e inclusive é referência para outras cidades pela forma de atendimento e os projetos que realiza. E o retorno positivo da população é a prova de que estamos no caminho certo”, afirma a prefeita.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)