sábado, 20 de abril de 2024
Horta no Quintal de Casa atende cerca de 800 famílias em Pinhais

Horta no Quintal de Casa atende cerca de 800 famílias em Pinhais

pinhais05

 

Criado em 2009, o programa “Horta no Quintal de Casa”, da Prefeitura de Pinhais, é uma forma de estimular a produção e o consumo de alimentos saudáveis pela população.

Atualmente, 800 famílias estão inscritas no projeto e já plantam, no próprio quintal, diversos alimentos.

Nesta terça-feira (29) o Prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, e a vice-Prefeita, Marli Paulino, visitaram duas destas famílias integrantes do programa. Uma delas é a da moradora do bairro Weissópolis, Sebastiana Madalena dos Santos; outra é o casal Maria de Fátima Melo e Maurílio de Melo, moradores do bairro Esplanada. “Moro aqui no bairro há 5 anos e desde 2013 participamos do projeto. Seria bom se todos os municípios tivessem esta preocupação e fornecessem este apoio a comunidade”, comenta Maurílio.

Atualmente, são distribuídas mudas de alface, almeirão, rúcula, salsinha, cebolinha e repolho. De acordo com Luizão a iniciativa é uma alternativa saudável de consumo. “A diversificação da alimentação e os hábitos saudáveis proporcionam inúmeros benefícios. Além da experiência de poder produzir o próprio alimento”, afirma.

Neste contexto, é importante salientar as peculiaridades entre a agricultura urbana e a agroecologia e a importância com a preocupação no que diz respeito à segurança alimentar e nutricional. “É muito comum que as pessoas confundam um pouco os termos, mas é importante entender as diferenças. A agroecologia é algo mais amplo que envolve a diversidade de espécies cultivadas”, explica. Vale lembrar que a segurança alimentar é inserida na promoção à saúde, por meio ao acesso da população a alimentos seguros, sem contaminação biológica ou química, contendo qualidade nutricional adequada de forma sustentável e equilibrada.

Como participar?

Para ingressar no programa a família deve estar participando do Cadastro Único e efetuar a inscrição nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O programa consiste em distribuir aos inscritos mudas de hortaliças e adubo orgânico. Além disso, as famílias recebem também capacitação em produção agroecológica, segurança alimentar e nutricional.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress