sexta-feira, 19 de abril de 2024
Guarda Municipal de Pinhais realiza operações diferenciadas visando garantir mais segurança para a população

Guarda Municipal de Pinhais realiza operações diferenciadas visando garantir mais segurança para a população

por Noelcir Bello

20160705_142811(0)

Com o objetivo de combater e prevenir assaltos e furtos, a Guarda Municipal de Pinhais desencadeou diversas operações em diferentes frentes por todo o município.

A comunidade já começa a notar a presença ostensiva da Guarda pelas ruas da cidade, e com isso há o aumento da sensação de segurança por parte da população. As ações são realizadas de forma simultânea em toda Pinhais.

Blitz no transporte público

Uma das operações que merecem destaque, e que tem chamado a atenção dos passageiros e usuários do transporte público, tem sido as blitzes realizadas nos ônibus. Elas acontecem sem dia ou hora marcada e, de forma aleatória, aborda os veículos do transporte público ao entrarem no município. As empresas de ônibus foram comunicadas previamente sobre a realização destas ações.

O objetivo é procurar por situações de risco de assalto ou abordar suspeitos. Sempre que a equipe percebe algo estranho, uma revista é realizada no interior do ônibus, sem que o mesmo precise sair de sua rota ou parar. Após realizarem a abordagem necessária e circular por todo o ônibus, os Guardas Municipais descem no ponto seguinte, retornam para as viaturas e seguem para uma nova operação, em outra parte da cidade. A qualquer momento a Guarda Municipal pode entrar no ônibus e realizar as abordagens que se fizerem necessárias.

Estas operações visam aumentar a segurança dos passageiros, além de combater, inclusive, os casos de assédio sexual.

De acordo com a Major Iracema, Superintendente da Guarda Municipal de Pinhais, a população tem aceitado muito bem estas operações. “Estas operações têm garantido mais segurança aos munícipes. Porém, a população também precisa fazer a sua parte. Oriento que evitem andar com aparelhos de celulares em mãos ao se deslocarem pelas ruas, para que assim não se tornem alvos de assaltantes. Com relação aos furtos de automóveis, é preciso que os motoristas evitem ficar dentro de seus automóveis parados. Ao chegar próximo do seu veículo e caso perceba alguma atitude suspeita, dê uma volta antes de entrar no carro. Quando entrar no carro, ligue-o e só depois de estar em movimento se preocupe em colocar o cinto ou ligar o rádio. No caso das mulheres, não fique no interior do carro parado retocando a maquiagem. Enfim, é importante não dar tempo para a ação dos marginais. Estas simples atitudes podem evitar transtornos. É importante ainda que a população registre os casos em que foram vítimas, para que a Guarda Municipal e as forças policiais possam mapear e intensificar as operações”, pontuou a Major.

Outra atitude muito simples e importante é colocar adesivos na parte de trás do automóvel, objetivando facilitar a localização em caso de se tornar vitima de roubo. Também é muito importante que as vitimas atentem para as características dos assaltantes, tais como: cicatriz, cabelo, barba ou qualquer outro dado que possa facilitar a identificação do suspeito. Identificar a roupa do assaltante nem sempre ajuda, pois os bandidos trocam de roupa facilmente.

Operações com cães treinados

Em breve, serão realizadas operações com cães treinados especialmente para combater o transporte de drogas. Estas operações terão o mesmo procedimento daquelas realizadas nos ônibus, porém os veículos particulares serão abordados.

Operação Saturação

Outra operação que também tem apresentado bons resultados é a Operação Saturação. Nesta, uma concentração de efetivo e viaturas realiza abordagens em massa nos bairros da cidade. “Estas são realizadas semanalmente, onde são encontrados carros e motos roubadas, bem como onde há a apreensão de drogas”, disse a Superintendente da Guarda.

Porém, a operação que vem trazendo os melhores resultados é a Fecha Pinhais, que consiste em colocar viaturas em todas as entradas do município e realizar abordagens, inclusive em parceria a GM de Curitiba. Esta operação dificulta a entrada e saída dos produtos de roubo, bem como o acesso dos criminosos que por ventura tenham planejado praticar algum crime no município.

Serviço

A Guarda Municipal salienta que possui palestras voltadas a orientar todas as questões de segurança e está disponível para apresentar em igrejas, associações, escolas ou entidades interessadas. A Major Iracema reforça ainda o telefone 153 para que as pessoas liguem denunciando situações suspeitas ou para registrem os casos em que tenham sido vítimas.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress