Escrito em por

gm_foto_roberto_dziura_jr-2074

 

Em comemoração aos 12 anos da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, a Secretaria de Segurança preparou uma programação especial para marcar o aniversário da instituição que acontece no dia 14 de abril.

No sábado (8) será realizada a primeira corrida noturna da Guarda Municipal, uma parceria da Secretaria de Segurança com a Associação dos Guardas Municipais de São José dos Pinhais, com largada às 20 h na Praça do Verbo Divino.

Na segunda-feira (10) a Guarda Municipal abre as portas para turmas de alunos de escolas municipais que irão conhecer a instituição, que preparou uma exposição com os serviços e equipamentos utilizados pela instituição. Também na segunda-feira, o prefeito Toninho Fenelon participa da solenidade oficial da instituição, as 14 horas, na sede da Guarda Municipal.

Na terça-feira (11) deve ser votado em sessão ordinária da Câmara de Vereadores o Projeto de Lei de autoria do vereador Juliano Martins que cria a “Medalha 14 de Abril”, que irá condecorar os guardas municipais de acordo com o tempo de serviços prestados à instituição.

Referência

Criada em 2005 com a finalidade de proteger o patrimônio público municipal, como escolas, prédios administrativos, unidades de saúde, parques e museus, atende a quase todos os tipos de ocorrências e chamadas da comunidade.

Além de equipes operacionais que fazem rondas por toda a cidade, seja na área urbana ou rural 24 horas, possui duas equipes de Rondas Ostensivas – o ROMU, que reforça o patrulhamento dando suporte apoio às demais equipes em ocorrências de grande vulto. A Guarda Municipal também conta com equipes de inteligência que investigam casos que vão desde o consumo e o tráfico de drogas até pedofilia, além de equipes da Guarda Comunitária, recentemente reativada; Defesa Civil, que atua em situações de calamidades como no suporte em áreas carentes ou de risco; equipes de fiscalização de trânsito e educação para o trânsito, e também está reativando a Guarda Ambiental.

Atendimento de Emergência Gratuito

Para melhorar o atendimento à população, a Secretaria Municipal de Segurança implantou este ano o telefone de emergência fixo, que é isento da cobrança de tarifas para a população são-joseense. “A partir deste ano todas as chamadas de emergência para a Guarda Municipal de São José dos Pinhais são gratuitas, tanto pelo 153 como pelo 0800 153 0800”, explica o secretário de Segurança Adriano Mühlstedt.

Guarda Comunitária

Neste mês de abril a Secretaria de Segurança reativou o serviço da Guarda Comunitária, com seis agentes (GMs) que serão referência junto aos populares: um módulo móvel da Guarda, duas motos e uma viatura e atuarão nos bairros e áreas de comércio, com patrulhamento ostensivo simultaneamente com o restante do efetivo da Secretaria de Segurança.

Investimentos

Nos últimos seis meses os guardas municipais receberam novo armamento: 180 novas pistolas calibre 380 modelo PT 838, que vieram em substituição ao armamento antigo, com recursos próprios da Administração Municipal.

Também nos últimos seis meses cerca de 40 itens foram distribuídos conforme a atuação de cada agente de segurança: guardas municipais, motociclistas, da Defesa Civil e vigilantes. Calças táticas, gandolas, camisas, capas de coletes, cinto de guarnição, coldres, capas de chuva, capacetes, botas, luvas e cotoveleiras, entre outros itens fazem parte do fardamento.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)