sábado, 20 de abril de 2024
Grupo Hiperdia realiza ação de conscientização sobre a dengue em escola municipal de Pinhais

Grupo Hiperdia realiza ação de conscientização sobre a dengue em escola municipal de Pinhais

pinhais04

 

Os alunos da Escola Municipal Aroldo de Freitas assistiram a apresentação teatral encenada pelo Grupo Hiperdia

O Grupodo Programa Hiperdia, da Unidade de Saúde da Família Perneta, realizou uma apresentação teatral para os alunos da Escola Municipal Aroldo de Freitas, localizada na mesma região. A ideia surgiu depois que a Secretaria Municipal de Saúde constatou que o bairro Emiliano Perneta é um dos que concentram o maior número de focos de dengue.

Durante a realização da atividade, os integrantes do grupo passaram as informações de uma forma bem criativa. Vestido de mosquito Aedes aegyptio, o senhor Lorival causou um verdadeiro alvoroço entre as crianças. Ao seu lado, colegas do Hiperdia também usaram fantasias, mas desta vez de personagens infantis. Tudo para chamar a atenção da garotada e mostrar que eles podem contribuir para evitar que água parada se acumule.

A peça teatral deu exemplos de locais em que a água pode ficar armazenada e ser um possível foco de dengue. Os pequenos ficaram surpresos ao descobrirem que até mesmo um papel de bala pode ser um ambiente propício para manter as larvas que se tornaram mosquitos transmissores. Além disso, é importante ressaltar que a fêmea do Aedes aegypti também transmite a febre chikungunya e a febre Zika.

O grupo do Hiperdia foi acompanhado por profissionais da unidade de saúde e da Vigilância Ambiental.

Sobre o Hiperdia

Em Pinhais, as Unidades de Saúde da Família desenvolvem o Hiperdia, um programa do Governo Federal que visa cadastrar e acompanhar os pacientes hipertensos e diabéticos captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus. A iniciativa prevê que todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SUS) atuem com a comunidade, no sentido de garantir o recebimento dos medicamentos prescritos e desenvolver campanhas educativas, o que contribui para que se possa definir o perfil epidemiológico da população. A partir dessas informações é possível desencadear estratégias de saúde pública que venham a alterar o quadro de cada cidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas e reduzindo o custo social nos municípios.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress