Escrito em por

greca02

 

O Prefeito Rafael Greca se reuniu na sexta-feira, dia 9, com cinco das oito vereadoras que fazem parte da atual legislatura da Câmara Municipal.

Ao lado da primeira-dama, Margarita Sansone, da assessora de Políticas para Mulher, Terezinha Beraldo, e do secretário de Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, o prefeito apresentou a estrutura de atendimento para mulheres na capital e também discutiu gestão pública no setor.

O encontro foi solicitado pela vereadora Maria Letícia, que esteve acompanhada das vereadoras Fabiane Rosa, Julieta Reis, Maria Manfron e Professora Josete.

Curitiba é uma das poucas capitais a contar com uma Casa da Mulher Brasileira, um programa de atendimento a mulheres em situação de risco que é gerenciado pelo município e tem participação da União e do estado. “Temos uma bela estrutura de prestação de serviço”, ressaltou o prefeito.

Em 2017 a casa realizou quase 15 mil atendimentos, tendo ampliado em 45% o número de atendimentos diários em relação a 2016.

Greca lembrou que, além da Casa, que oferece uma série de serviços, a cidade conta também com o Lar de Maria (programa criado em sua primeira gestão). Além disso, o programa Mãe Curitibana recebeu recentemente novos equipamentos, que melhoram a qualidade de atendimento.

A prefeitura deverá criar um fórum para discutir as ações voltadas às mulheres envolvendo todas as vereadoras, adiantou o secretário de Governo.

De acordo com Maria Letícia, o grupo de vereadoras tem feito discussões sobre o papel das mulheres na sociedade.

Gestoras

O prefeito destacou que o primeiro escalão municipal conta com várias mulheres, o que contribui para a disseminação das políticas para mulheres em toda a estrutura de gestão. São elas: Márcia Huçulak (Saúde), Maria Sílvia Bacila (Educação), Marilza Dias (Meio Ambiente), Vanessa Volpi (Procuradoria Geral), Tatiana Turra (Turismo), Elenice Malzoni (FAS) e Dora Pizzato (ICS).

No quadro geral de servidores municipais, as mulheres representam 80,1% dos cerca de 31,5 mil funcionários.
A programação para celebrar o Dia Internacional da Mulher, que ocorreu ontem, vai durar o mês inteiro em Curitiba, com cerca de cem atividades.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)