Escrito em por

greca01

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na terça-feira (5/6), foi a data escolhida também para a concessão da licença ambiental do mais novo empreendimento de promoção da saúde infantil, ensino, pesquisa e preservação da natureza na área Norte da cidade. Trata-se do Pequeno Príncipe Norte – Complexo Hospitalar de Ensino e Pesquisa Juril Carnasciali Pequeno Príncipe que vai ocupar uma área de 199 mil metros quadrados no bairro Bacacheri.

A autorização da licença ambiental foi assinada pelo Prefeito Rafael Greca em uma solenidade na área onde o empreendimento será construído. “Com entusiasmo apoiamos a feliz ideia dessa instituição benemérita. A novidade boa, e por isso celebrada neste dia [Dia Mundial do Meio Ambiente] é que o Pequeno Príncipe Norte vai começar com um Jardim Botânico Fitoterápico”, adiantou o Prefeito.

O diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe e vice-presidente da Associação Eunice Weaver do Paraná, José Álvaro Carneiro, lembrou de todo o caráter sustentável que a instituição já tem, no uso racional da água e da energia elétrica, além da gestão dos resíduos. Todos os resíduos orgânicos, destacou, são direcionados à compostagem, que futuramente produzirá adubo para o Jardim Botânico Fitoterápico.

Da área onde será construído o novo complexo, 104 mil metros quadrados de área verde, com nascentes e fauna, serão preservados. “Se um hospital consegue conciliar a sua construção e atividades com a preservação ambiental, acreditamos que qualquer outro empreendimento deve ser capaz de fazê-lo”, ressaltou a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias. O projeto ainda inclui outras premissas sustentáveis como o conforto térmico e acústico e geração de energia solar.

Para marcar o ato, o Prefeito participou do plantio de uma nova araucária no jardim do local. Junto com ele, estiveram a presidente da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Doutor Raul Carneiro, Ety Gonçalves Forte, seu marido e arquiteto responsável pelo projeto do complexo, Luiz Forte Neto; a filha e diretora executiva do Complexo Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro e José Álvaro Carneiro.

Empreendimento

Na área da assistência à saúde, haverá o hospital-dia e ambulatórios, e um hospital de alta complexidade. O local abrigará, ainda, faculdade, instituto de pesquisa, centro cultural e a sede do Grupo Escoteiro Jorge Frassati. Também haverá o Jardim Botânico com ervas e plantas medicinais e o bosque nativo preservado. Uma praça sensorial para crianças com necessidades especiais já é realidade no local, assim como uma estufa do Projeto Farmácia Viva, com 249 espécies.

Presenças

Compuseram a mesa para assinatura da licença ambiental, ainda, o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Sezifredo Paz; a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak; a deputada estadual, Maria Vitória; o presidente da Câmara Municipal, vereador Serginho do Posto; e a vereadora e presidente da Comissão da Saúde na Câmara Municipal, Maria Letícia Fagundes.

Participaram da solenidade, também, o secretário de estado de Assuntos Estratégicos do Paraná, Edgar Bueno; o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein; a administradora da Regional Boa Vista, Janaína Gher; e a vereadora Katia Dittrich.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)