sexta-feira, 19 de abril de 2024
Fiscalização Ambiental visa promover conscientização da população de Pinhais

Fiscalização Ambiental visa promover conscientização da população de Pinhais

pinhais07

 

As demandas do setor estão concentradas entre as denúncias recebidas e a atuação dos fiscais nas ruas, que identificam as situações irregulares passivas de notificação

A conscientização ambiental envolve entender que a responsabilidade pelo zelo dos espaços, sejam eles particulares ou de uso coletivo, é de todos nós. Em um mundo ideal a fiscalização não seria necessária se cada um fizesse sua parte, mas, infelizmente esta não é uma realidade. Em Pinhais, o Departamento de Controle, Fiscalização e Licenciamento Ambiental, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, faz uma média de 450 notificações mensais, sendo que 15% destas resultam em autuações.

“A intenção da notificação é educativa, mas infelizmente ainda existem os casos de pessoas e empresas que se não forem notificadas, não irão fazer o que é necessário”, afirma o biólogo e diretor de Controle, Fiscalização e Licenciamento Ambiental, Antonio Fortunato Berno.

As demandas do trabalho do setor estão concentradas entre as denúncias recebidas e a atuação dos fiscais nas ruas, que identificam as situações irregulares passivas de notificação. A multa só ocorre caso o notificado não faça a limpeza do terreno ou destinação de resíduos, por exemplo. “Nós enviamos a notificação e damos um prazo para execução, e em casos de autuação é resguardado o direito à defesa”, acrescenta.

“Quanto maior o grau de conscientização da população, menor número de notificações e multas. O trabalho de educação ambiental é feito, mas as pessoas ainda não atingiram um grau de maturidade e compreensão deste tema”, defende Berno.

Limpeza da calçada

A área de passeio (calçada) é uma área pública, mas a manutenção da limpeza é de responsabilidade do proprietário, uma vez que o lote vai do meio-fio da rua até o final do terreno, levando em consideração 5 metros de passeio e 5 metros de recuo. “Muitas pessoas acham que o terreno começa do muro para dentro, o que não é verdade, portanto, manter o passeio limpo é dever do proprietário”, explica Berno.

Denúncias

Um importante canal de participação da população é a possibilidade de denunciar irregularidades. Atualmente é possível registrá-las de diferentes maneiras: pessoalmente; pelos telefones 3912-5237 e 3912-5236; via e-mail meioambiente@pinhais.pr.gov.br ou ainda pelo Sistema de Licenciamento e Gestão Ambiental (Sislam).

Outra vantagem é que por meio do Sislam o denunciante pode acompanhar o andamento da solicitação, de maneira fácil e rápida, uma vez que todas elas são registradas neste canal. E esta é apenas uma das inúmeras possibilidades do sistema, que permite toda a gestão do trabalho realizado pela Semma, além de agilizar o processo de liberação de licença ambiental.
Segundo Berno, as denúncias existem e a Semma procura dar um atendimento prioritário a elas. “É importante que a população tenha consciência de que é necessário um prazo para que as denúncias sejam apuradas e atendidas, pois existem trâmites legais a serem cumpridos”, completa.

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

O Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos serve para que as empresas instaladas em Pinhais relatem qual a destinação dão para os resíduos que produzem, qual o volume gerado, dentre outras informações. “Estes dados permitem que o gestor público tome decisões com base nestas informações”.

Licença Ambiental

No ano de 2016 o município foi o primeiro do Estado do Paraná a implantar um sistema próprio para licenciamento ambiental. Com base na Tabela de Grau de Risco de Pinhais delimita-se o impacto ambiental ou nas outras esferas analisadas que causam as atividades exercidas pelas empresas, a partir daí é necessário cumprir determinadas exigências, sendo o primeiro passo o a Licença Ambiental. A tabela foi formulada em conjunto pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Saúde, Urbanismo e Corpo de Bombeiros. “Isso não é pra dificultar a vida do empresário, e sim para facilitar a gestão municipal para qual todos precisam fazer sua parte e atender o que pede a lei”, afirma. “A não regularização do licenciamento ambiental acaba barrando outros trâmites da empresa, como por exemplo, a liberação de financiamentos”, finaliza o diretor.

Outros atendimentos:

Faz parte das atividades do setor o atendimento a denúncias de:

– Terrenos baldios sujos (resíduos e mata espessa)

– Despejo de caliça e resíduos em geral em áreas públicas ou particulares

– Despejo de resíduos de qualquer natureza em córregos, rios ou riachos

– Queima de resíduos sólidos

– Poluição sonora

– Poluição atmosférica

– Movimentação irregular de terra

– Chaminés irregulares

– Lixeiras irregulares

– Maus tratos a animais

Legislação de referência: Leis Municipais n° 220/97, 436/01, 467/01, 761/06, 1236/11, 1356/12, 1374/12 e Lei Federal n° 9605/98.

Serviço

A Secretaria de Meio Ambiente está localizada na Rodovia João Leopoldo Jacomel, 11.427, Centro, entrada pela Rua Cairo. Contato: 3912-5236 ou do e-mail: meioambiente@pinhais.pr.gov.br

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress