Escrito em por

piraquara01

 

No domingo, dia 19 de maio, foi realizada a 18ª Festa Trentina de Piraquara. Durante todo o dia, o evento que celebra a cultura italiana mantida na região, reuniu visitantes de diferentes municípios. Nem mesmo a instabilidade do tempo afastou o público, que aproveitou a gastronomia típica e as atrações organizadas na Colônia Santa Maria do Novo Tirol.

A festa teve início às 10h com a chegada dos participantes do 1º Encontro de Veículos Antigos de Piraquara. Cerca de 70 veículos, de diferentes marcas e modelos, ocuparam o espaço reservado em frente à Igreja Nossa Senhora de Assunção.

Grupos automotivos, colecionadores e proprietários de carros antigos de Piraquara, Curitiba e Região Metropolitana participaram do evento.

Outra novidade deste ano foi o Mini Museu de Cultura Trentina, onde os visitantes puderam fazer uma imersão na cultura italiana. Um casebre colonial de 1878 foi todo estilizado com objetos e utensílios originais que reproduziram uma moradia da época. Durante todo o dia, o público visitou o espaço e foi recepcionado pela equipe do Departamento Municipal de Turismo.

No almoço, foi servido o prato típico trentino com fatias de queijo frescal assadas na pedra, polenta, risoto de frango caipira, frango ao molho e saladas verdes. Já no período da tarde, o grupo de dança Primo Amore, animou o público presente com clássicos da música italiana.

Os visitantes também aproveitaram os produtos coloniais e o show de prêmios organizado pelo Rotary Club de Piraquara. “É a quarta festa que eu participo e estou achando tudo maravilhoso. Trouxe bastante gente e ficamos encantados não só com a festa, mas com o caminho para chegar até aqui pela Estrada Nova Tirol, que agora está muito bonito com o paralelepípedo”, destacou a visitante de Pinhais, Stela Maris Siqueira.

A Festa Trentina foi promovida pela Associação Trento Transforma e o Circolo Trentino com o apoio da Prefeitura de Piraquara, Emater e Rotary Piraquara. O Auto Club Piraquara também foi parceiro do evento com a organização do 1° Encontro de Carros Antigos.

História

A Colônia Santa Maria do Novo Tirol foi fundada em 1878, quando 59 famílias oriundas da Província de Trento, na Itália, chegaram a Piraquara. Além dos costumes, sabores e tradições da sua terra natal, os trentinos trouxeram com eles a imagem de Nossa Senhora da Assunção, atual padroeira da Igreja da Colônia. Em 2009 a imagem foi enviada para Itália onde foi restaurada, e após dois anos retornou ao município. A Festa Trentina, que acontece todo ano na comunidade vem celebrar o pioneirismo daquelas famílias e a união entre elas.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)