Escrito em por

turismo03

 

TERRA DE BELAS CACHOEIRAS E MUITA AVENTURA

Capital do Tomate de Estufa, Faxinal tem economia baseada na agricultura, principalmente no cultivo de milho, soja e trigo. Mas a atividade turística cresce a olhos vistos e já traz fama ao município. Não é difícil entender o porquê. Líder em turismo rural e de aventura do Vale do Ivaí, a cidade possuí 108 cachoeiras com mais de cinco metros de altura catalogadas. A maior delas, a Véu de Noiva, chega a impressionantes 156 metros! Além de toda essa beleza natural, há um calendário com 12 eventos turísticos, atraindo em média 200 mil turistas por ano.

O número expressivo faz a cidade planejar investimentos para o setor. Além da futura construção de mais cinco empreendimentos hoteleiros rurais, está prevista a criação de uma rota de turismo religioso, a exemplo dos Caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha, que inclui o município. Até o nome de Faxinal será tombado pelo Patrimônio Histórico do Paraná.

Assim, promissora, a cidade de 16,3 mil habitantes ostenta beleza natural e temperaturas agradáveis (a média anual é de 19 graus) à espera dos visitantes. Que tal ser o próximo?

O QUE FAZER

TURISMO RELIGIOSO

A cidade foi um dos locais por onde passou o Monge João Maria de Jesus, curandeiro que peregrinava pela Região Sul do Brasil, nos séculos XIX e XX. Por isso, a memória do líder religioso é cultuada no município, onde uma caminhada de fé que leva o nome do Monge é realizada.

PARQUE INFANTIL

Na praça central da cidade, fica o terceiro maior parque infantil do Paraná, que atrai muitos visitantes de outras cidades.

CACHOEIRAS E ESPORTES RADICAIS

Faxinal tem 108 cachoeiras rodeadas de belos espécimes de fauna e flora. Além de longos e refrescantes banhos, algumas delas oferecem rapel e tirolesa. É o caso do Canyon do Cruzeiro, onde se encontram 22 cachoeiras, como “A Escadaria do Céu”, “Bica Chuveirão”, “Mina Coração”, “Concha Acústica”, “Trilha Molhada”, e a “Serra do Arreio”.

PASSEIOS

Hotel-Fazenda Luar de Agosto

Rodeado de natureza por todos os lados, esse lugar tem uma cachoeira de 125 metros de altura, piscina e um toboágua de 100 metros. Para garantir uma dose a mais de adrenalina, dá pra praticar arvorismo, tiroloesa e rapel. Se quiser um programa mais tranquilo (ou não), tem trilhas para caminhada. Entre as opções de hospedagem estão o conforto de apartamentos, o charme dos chalés e a rusticidade da área de camping. O banho de argila é uma atração das mais interessantes.

Balneário Raio de Sol

Quem se hospeda nos hotéis, chalés ou no camping pode desfrutar de piscina com toboágua e de uma cachoeira de 5 metros de altura. Também há quiosques e deliciosos pratos típicos.

Recanto das Palmeiras

O Recanto das Palmeiras é uma ótima opção para quem gosta de tomar banho de piscina. Um toboágua natural de 80 metros proporciona uma experiência ao mesmo tempo divertida e radical. Nos momentos de descanso, é possível provar o melhor da culinária local.

Estância Império Pura Pedra

Com uma vista privilegiada para os 125 metros da Cachoeira São Pedro, o lugar oferece área de camping, piscina, quiosques e comida típica.

Sítio Santo Antônio

Só o café da manhã, que é delicioso, já seria suficiente para visitar o Sítio Santo Antônio, mas uma cachoeira de 48 metros de altura ajuda a tornar o lugar ainda mais irresistível. A infraestrutura conta com camping e comida típica.

turismo02turismo04turismo01turismo05

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)