Escrito em por

pinhais02

 

A apresentação fez um resgate de fatos que marcaram a trajetória do Brasil, mostrando a imensa diversidade artística, histórica, cultural e social que reflete a transformação contínua do povo brasileiro

Nosso Brasil! Esse foi o tema apresentado este ano pela Escola de Dança de Pinhais, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. A tradicional apresentação ocorreu na quarta-feira (21), no palco do Teatro Positivo. A trajetória da cultura brasileira, contada por meio do gesto, da música e da dança. Uma viagem sobre o resgate histórico e cultural do Brasil, pelos fatos que marcaram ou se incorporaram junto aos hábitos daquilo que se conhece como brasilidade.

Assim que as cortinas se abriram, o público contemplou o início de um país habitado por índios. O ator convidado Sawamu Ka Ueda fez a abertura com a declamação de um poema indígena. “Pra mim é uma honra representar o índio brasileiro, dar a vida a este personagem. Foi um desafio, decorar um texto em outra língua e passar a emoção, principalmente de uma cultura tão pura que é a guarani, mas estou muito honrado”, disse Sawamu.

A cada nova cena fragmentos da história de um país rico em uma diversidade de culturas e tradições. A viagem no tempo contou desde os costumes dos primeiros habitantes do Brasil, passando pela chegada dos portugueses e do período da escravidão. Também trouxe as cantigas de rodas tradicionais brasileiras, abordando o folclore, a culinária, até as baianas do Acarajé com suas vestimentas típicas. Os imigrantes, responsáveis também pela miscigenação do povo brasileiro, não ficaram de fora. O espetáculo também abordou o desenvolvimento cultural, trazendo nomes importantes da nossa história, e fez um apanhado da diversidade da Música Popular Brasileira, lembrando dos artistas mais importantes que marcaram a trajetória da nossa música. O espetáculo reuniu uma imensa diversidade artística, histórica, cultural e social que reflete a transformação contínua do povo brasileiro.

A diretora geral e roteirista do espetáculo, Luciana Senise de Oliveira Martins, contou que todo espetáculo foi embasado em pesquisas para que se aproximasse bastante da realidade. “Nesse espetáculo contamos a história desde antes do descobrimento do Brasil. Procuramos abordar a cultura que não é tão conhecida da população, então pegamos coisas que as pessoas não estão acostumadas a ver todo dia, e ficou um contexto maravilhoso. São quase 200 pessoas se apresentando neste espetáculo, que retrata um pouco da diversidade da nossa cultura”, disse.

A Prefeita de Pinhais agradeceu a presença de pais, amigos e familiares que estiveram presentes para prestigiar o trabalho desenvolvido ao longo do ano. “É muito importante que os pais acompanhem e dêem força aos seus filhos. Hoje eles irão realizar uma linda apresentação e a presença de vocês com certeza é muito importante na vida de cada um deles.” A prefeita também ressaltou as diversas ações que a prefeitura continua realizando. “Além da cultura, temos investido em diversas áreas e trazendo benefícios a nossa população. Este ano, por exemplo, inauguramos o Parque da Águas, um dos maiores e mais belos parques da região metropolitana”, ressaltou.

Além da prefeita Marli Paulino, estiveram presentes também a vice-prefeita, Rosa Maria; o ex-prefeito, Luizão Goulart; o presidente da Câmara Municipal, Vereador Marcinho; os vereadores Dirceu da Aposentadoria, Professora Cineia; o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sítima; o Secretário de Governo, Ricardo Pinheiro; o Secretário de Administração, José Martins; a Secretária de Educação, Andrea Franceschini; a Secretária de Assistência Social, Rosângela Batista.

pinhais01

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)