quinta-feira, 28 de março de 2024
Escola Severino Massignan será 7º polo em Tempo Integral de Pinhais

Escola Severino Massignan será 7º polo em Tempo Integral de Pinhais

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Após passar por ampliação e reforma, a unidade de ensino está pronta para receber os alunos que retornarão no momento mais apropriado, devido à pandemia

A Escola Municipal Severino Massignan, localizada no bairro Weissópolis, passou por reforma e ampliação que contempla a construção de um novo bloco com oito salas de aula e demais espaços destinados à implantação do 7º polo de Escola em Tempo Integral no município. Serão mais três turmas (Infantil V, 1º e 2º anos) para o atendimento de 88 vagas. Realizada com recursos próprios, o valor estimado da obra é de R$ 1.335.521,88.

Com isso, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Educação, atende um total de 1.228 alunos nesta modalidade. Além desta unidade de ensino, atendem em Tempo Integral as escolas municipais: Anísio Teixeira, Antonio Alceu Zielonka, Antonio Andrade, Aroldo de Freitas, Cândido Portinari e Poty Lazzarotto.

Para a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, esse investimento em infraestrutura reflete nos bons índices que a educação de Pinhais tem alcançado nos últimos anos. “Investir em educação é umas das nossas prioridades. Temos um dos melhores IDEBs (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da região metropolitana e a educação de Pinhais é referência. Essa qualidade do ensino é resultado de diversos fatores, um deles é o investimento em reformas e ampliações, que traz melhores condições de estudo para nossas crianças”, salientou a prefeita.

Histórico em Pinhais

A modalidade tempo integral iniciou no munícipio em 2009 como projeto piloto no Centro Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato, que atendeu as turmas de Pré II em período integral. Em 2010, iniciou o atendimento de 230 educandos nos primeiro anos do Ensino Fundamental 1 na Escola Antônio Andrade, e a Educação Infantil (Pré II), nas unidades: Cmei Jane Ana, Cmei Pequeno Príncipe, Escola Municipal Antonio Alceu Zielonka e a continuidade no Cmei Monteiro Lobato.

Já em 2014, o atendimento ao período integral para o Ensino Fundamental 1 passou a ser ofertado nas unidades: Antonio Andrade, Antonio Alceu Zielonka, Cândido Portinari, Poty Lazzarotto, 31 de Março e Aroldo de Freitas.

Emanuelly Vitoria Alves Ferreira de Oliveira faz parte desta história. Hoje com 15 anos, ela estudou desde o 1º ano na Escola Cândido Portinari e de lá guarda boas lembranças. “Contribuiu muito para minha formação. Nossa, gostava demais, tive muitos momentos lá dentro, como eu adorava meus professores, a tia Conceição da cozinha, amava ela. Às vezes eu chegava bem cedo, só pra ficar sentadinha na cozinha e conversar com ela, sentindo o cheirinho do café que já que ia ser servido paras crianças quando chegassem. Também não perdia um desfile da escola”, conta ela que hoje é aluna do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Professor Paulo Freire.

A mãe da Emanuelly, Cleide Alves da Silva, compartilha desta mesma satisfação. Hoje, a filha mais nova, Maria Clara Alves Ferreira, também é aluna da Cândido Portinari e ela fala sobre a atenção sempre dispensada às filhas. “Confio de olhos fechados. Sempre deixei minhas filhas lá sabendo que seriam bem cuidadas. Os professores e o resto da equipe sempre foram bem atenciosos. Tenho muito a agradecer a escola integral, tem uma importância muito grande. Acho um projeto muito interessante e bacana, porque muitos pais precisam trabalham o dia inteiro e a escola integral ajuda bastante nisso”, declarou.

Para a secretária de Educação, Andrea Franceschini, a educação em tempo integral assume um papel determinante na vida dos educandos. “O principal objetivo desta modalidade é formar os alunos integralmente enquanto cidadãos. Neste espaço, eles têm acesso a todo conteúdo do currículo básico, mas também participa de outras atividades complementares que contribuem muito para a formação destes educandos. Podemos destacar os projetos culturais e artísticos, educação financeira, além da socialização com os profissionais e colegas. Essa educação forma o cidadão de maneira plena, dentro dos conceitos do papel social da escola”, afirmou a secretária.

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