Escrito em por

curitiba01

 

Em abril, as equipes de manutenção da Prefeitura de Curitiba fizeram 2.381.160 metros quadrados de roçadas nas dez regionais da cidade. O dado foi divulgado pela Secretaria de Governo Municipal e integra a Zeladoria Municipal, programa de serviços de manutenção urbana que inclui também limpeza de galerias pluviais e bocas de lobo, operações de tapa-buraco nas ruas e desobstrução e limpeza de córregos.

“Este trabalho é uma das prioridades do prefeito Rafael Greca, já que ele considera que o cuidado com a cidade gera uma sensação de pertencimento no curitibano”, avaliou o superintendente de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo, João Vidal.

A Prefeitura também investiu na melhoria das ruas da cidade. Foram 261.138 metros de manutenção em ruas de saibro e de tapa-buraco na malha viária.

As equipes também não descuidaram da drenagem nas regionais da cidade. Foram 11.683 metros de limpeza de caixas de captação e substituição de ralos, desobstrução de galerias pluviais, correção de erosão e reassentamento de tubos danificados.

Manutenção de canaletas na Matriz

Na Regional Matriz, um dos destaques do mês foi a revitalização de trechos de canaletas dos ônibus biarticulados, danificadas pelo uso frequente dos eixos de transporte. Foi feita a manutenção de pavimento rígido na canaleta da Avenida Affonso Camargo com a Sete de Setembro e também na da Marechal Floriano Peixoto entre a Sete de Setembro e a Avenida Iguaçu. Além disso, a Prefeitura recuperou o pavimento na Rua Doutor Muricy, desde a Jaime Reis até Avenida Visconde Guarapuava.

Roçada e podas no Portão

Já na Regional Portão, foram feitas roçadas no eixo de animação Arthur Bernardes (Santa Quitéria), manutenção de pavimento na Rua Pasteur, podas preventivas de árvores nas ruas Maranhão (Água Verde) e Lubumir Viergbiski (Campo Comprido), manutenção de iluminação pública na Rua Baldur Magnus Grubba e reforço na segurança com a chegada de novos veículos da Guarda Municipal.

Também foram feitas melhorias no sistema de drenagem e roçada às margens do Rio Vila Formosa, na altura da Rua Aristides Borsatto, no Fazendinha.

Ciclovia no Bairro Novo

Os moradores da Regional Bairro Novo estão ganhando uma ciclovia na Rua Colomba Merlin. A pista tem extensão de 1.200 metros, entre a Nicola Pelanda e o Parque Lago Azul. Além de incentivar o uso de bicicletas também facilitará o acesso ao lazer para os moradores da região.

Cajuru e o futuro binário

No Cajuru, foi feito o assentamento de meio-fio na Rua Niterói. Anteriormente, a rua passou por reciclagem do pavimento numa extensão de 1.115 metro, entre a BR-277 e a Rua Natal.

Manutenção do asfalto no Pinheirinho

Os trabalhos de manutenção também chegaram à Regional Pinheirinho, onde foi feita a manutenção do pavimento da Rua Fioravante Slaviero, entre a João Bastiniaki e a Pedro Zagonel. Na mesma região, a Prefeitura realizou a manutenção da Rua Durval Pacheco, no Novo Mundo, entre a Linha Verde e a Maestro Francisco Antonelo.

Pedido do Fala Curitiba no Boqueirão

A Regional Boqueirão também fez parte do roteiro das equipes de manutenção. Atendendo reivindicação formulada no Fala Curitiba, foi feita roçada e remanejo da areia no parquinho da Praça Nelson Saternarski Monteiro (localizada na Rua 1° de Maio) no Xaxim. Outra obra importante para a comunidade do Hauer foi a execução da calçada no final da Rua Waldemar Kost.

Nas ruas David Towns, Oliveira Viana e Diogo Mugiatti foi feita a recuperação do pavimento. Na David Tows, os trabalhos se concentraram entre a Arnaldo Gussi e a Sagitários. Na Diogo Mugiatti, a intervenção ocorreu entre a Bartolomeu L. Gusmão e Carlos Laet. E na Oliveira Viana, o reparo foi feito na esquina com a Cel. Luiz José dos Santos.

Para facilitar o acesso de pessoas com deficiência à Escola Municipal Lapa foram construídas duas rampas de acessibilidade, que já foram devidamente sinalizadas pela Superintendência de Trânsito.

A Regional Boqueirão também não descuidou da limpeza dos rios, ação preventiva permanente contra enchentes. As equipes da Prefeitura fizeram a manutenção no Córrego Evaristo da Veiga entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto e a Rua Paulo Setubal, ao longo de 1 km.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)