Escrito em por

4 LEONARDO FRANCISCHELLI

 

Pacote de obras em andamento prevê asfalto e infraestrutura em 34 ruas de 14 bairros de Campina

Em Campina Grande do Sul as obras não param. E como se não bastasse, elas ocorrem ao mesmo tempo em vários lugares. Só na última semana, no Jardim Paulista, foi a vez das ruas Presidente Arthur Costa e Silva e Leonardo Francischelli, além da avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, serem beneficiadas com pavimentação asfáltica.

O Programa de Pavimentação Asfáltica da Prefeitura chegou, por exemplo, a um ponto de extrema relevância da rua Leonardo Francischelli. A via que é considerada uma das principais do bairro teve contemplada o trecho que liga as ruas Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco e João Vitor Falavinha. “Agora, os bairros Jardim Paulista e Joana Olímpia possuem entre si um corredor urbanizado de acesso”, informa Leandro Martins, engenheiro civil da Secretaria Municipal de Projetos e Captação de Recursos.

Para se ter uma ideia do volume de investimentos, somente nesta extensão com pouco mais de meio quilômetro de via, foram investidos R$ 524.500,00. Os recursos são provenientes de um convênio entre a Prefeitura e o governo do estado, por meio do Programa de Auxílio aos Municípios (PAM). A obra beneficia os moradores dos bairros Joana Olímpia, Moradias Timbú, Jardim Água Doce e Jardim Eugênia Maria.

Segundo o Prefeito Bihl Zanetti, “investir em pavimentação é essencial para melhorar o tráfego de carros, a mobilidade das pessoas, mas também porque traz impactos positivos para a qualidade de vida das famílias, principalmente das crianças”. Além disso, continua o chefe do poder executivo municipal, “melhorar a infraestrutura urbana é uma das prioridades desta gestão, especialmente avançar com as obras de asfalto”, destaca.

No caminho da educação

No novo percurso urbanizado da rua Leonardo Francischelli existe um endereço muito importante. Trata-se do novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), que também está em obras. O espaço, após inaugurado, terá capacidade de atendimento de até 396 crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses, em dois turnos (matutino e vespertino), e 188 crianças em período integral. Cerca de 2 milhões de reais estão sendo aplicados numa área construída superior a 1.500 metros quadrados.

Ao lado do CMEI, um novo colégio público também está em construção. O estabelecimento é de responsabilidade do governo do estado. As obras são financiadas com recursos do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).

Travessas elevadas

As obras no Jardim Paulista vão além do asfalto. Calçadas, ciclovias e até travessas elevadas também surgem em meio a tantas benfeitorias. Elementos que são tendências mundiais para acalmarem o trânsito e favorecerem a harmonia entre motoristas e pedestres. O aposentado José Antônio dos Santos nem esperou ficar pronta a pintura da travessa elevada localizada na esquina das ruas Leonardo Francischelli e Alderico Bandeira de Lima e foi logo testar. “Dá mais segurança na hora de cruzar a rua. Tenho certeza que vai diminuir o risco de alguém ser atropelado”, comenta o morador.

Os trechos pavimentados no Jardim Paulista fazem parte do programa Asfalto e Progresso. O cronograma prevê a abrangência das obras em 34 ruas de 14 bairros de Campina Grande do Sul.

1 3 5 JK 6 SATISFAÇÃO DOS MORADORES 8 SATISFAÇÃO DOS MORADORES 9 TRAVESSA ELEVADA JARDIM PAULISTA

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)