Escrito em por

LIVRO PIRAQUARA1

 

Professor Luizão, prefeito melhor avaliado do Brasil,  mostra em livro como é possível fazer um governo eficiente mesmo num momento de descrédito na política

Luizão Goulart, ex-prefeito de Pinhais, que ficou conhecido por conquistar a maior aprovação do país como gestor – 94% de aprovação popular – realizou palestra em Piraquara. O encontro que aconteceu no final de maio também contou com sessão de autógrafos do livro ’94 maneiras de fazer um governo eficiente’.

O livro vai na contramão do desinteresse pela política no Brasil e detalha de forma simples como uma administração pública pode se transformar em uma gestão de bons resultados. Agora, o prefeito mais bem votado de todo Brasil divide sua experiência – por meio das páginas escritas de maneira objetiva e franca.

Para Luizão, o primeiro passo é acreditar ser possível. “A obra é uma contribuição à gestão pública, particularmente aos gestores municipais, por lidar com inúmeros desafios, principalmente em época de escassez de recursos públicos”, detalha.
Revelador, o livro trata sobre o equilíbrio existente entre questões financeiras, orçamentárias, vitais para uma gestão pública a nível nacional e enfrentadas no dia a dia pelo ex-prefeito Luizão. Segundo o autor, o quesito ‘investir bem o dinheiro público’ é um dos principais termômetros para boas avaliações.

Antes de ser prefeito de Pinhais, Luizão foi vereador da cidade, assumindo a presidência da Câmara Municipal, e também deputado estadual. Além da experiência política, o administrador público reconhecido nacionalmente foi professor da Rede Estadual de Ensino e diretor do Colégio Otília Homero da Silva.

Um lançamento da Editora Expressão, ’94 maneiras de fazer um governo eficiente’ apresenta de forma simples, direta e objetiva uma coletânea de experiências bem sucedidas em Pinhais durante os 8 anos em que Luizão foi prefeito do município, sendo considerada na época, inclusive, a administração mais bem avaliada do Brasil.

Livro à venda

O livro está à venda nas Livrarias Curitiba, lojas físicas ou site, e também na Livraria Café com Letras, em Pinhais.

Reconhecimento

Feliz com a repercussão da obra, sempre que possível, Luizão faz questão de destacar o empenho de toda a equipe da Prefeitura de Pinhais para que conseguisse alcançar a aprovação recorde como gestor público. “Se hoje tenho a condição de falar sobre as experiências bem sucedidas em Pinhais, que servem de exemplo para todo o país, devo muito a uma equipe qualificada e servidores públicos determinados e comprometidos com bons resultados”, ressaltou.

Agradecimento a Piraquara

Na palestra ministrada em Piraquara, o ex-prefeito declarou que foi muito gratificante ver o grande número de pessoas interessadas em adquirir o livro e ouvir sobre as experiências bem sucedidas em Pinhais. “Piraquara é muito especial para mim, porque quando cheguei do norte paranaense, há 40 anos atrás, vim morar no Jardim Santa Mônica. Foram dez anos residindo aqui, inclusive fui candidato a prefeito desta cidade em 1988. Então, tenho uma história aqui e um carinho especial por esta cidade, onde meu pai e minha mãe faleceram, e, até hoje, ainda moram muitos familiares meus. No que se refere à política, Piraquara e Pinhais são muito próximas, pois em um passado recente eram uma única cidade, e até agora mantém laços de parceria, entre as administrações, e de amizade, entre as populações.

Prefeito Marquinhos destaca a importância do trabalho de Luizão para a região

LIVRO PIRAQUARA MARQUINHO

Presente à palestra, o prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, enalteceu Luizão. “Na política e na vida temos que seguir os bons exemplos, e o Luizão sempre foi um bom exemplo de gestor e político. Por isso, eu me orgulho muito de receber o ex-prefeito de Pinhais em nossa cidade. Primeiro por ter contado com o seu apoio incondicional na minha eleição e reeleição. Atualmente, temos nos espelhado na boa administração de Luizão para trazer para Piraquara as melhorias implantadas em Pinhais, evidentemente, resguardando as devidas proporções e peculiaridades. Um dos grandes projetos que nos inspirou foi o Bosque Municipal. Então, trabalhamos com determinação para implantar em nossa cidade algo parecido, um espaço onde as famílias pudessem usufruir de bons momentos nos finais de semana. Agora, com a criação do Parque das Águas, o sonho virou realidade, tanto para a administração quanto para a população piraquarense.

 

Aguns pontos relatados no livro e que tornou Luizão um dos gestores de maior reconhecimento no Brasil

 

Aspectos políticos da gestão

FOTO1

Bom diálogo, equipe qualificada e entrosada.

Luizão conseguiu montar uma equipe com alta capacidade técnica, mesclando a experiência dos servidores efetivos junto com profissionais qualificados que ocuparam cargos em áreas de suas competências. Além disso, o ex-Prefeito realizou um governo transparente e de muito diálogo com a população. Soube se relacionar com outros poderes constituídos resultando em boas parcerias com Ministério Público, Poder Judiciário, Câmara de Vereadores, Tribunal de Contas, Governo Estadual, Federal entre outros).

 

A educação que transforma vidas

FOTO2

Escolas em tempo integral

Investir em educação é investir no futuro de uma sociedade. Em Pinhais, Luizão implantou escolas em tempo integral e ofereceu oportunidades para as crianças desenvolverem atividades durante o dia todo. Além disso, construiu Centros de Educação Infantil e ampliou expressivamente o número de vagas na educação.

 

Uma cidade bem planejada

FOTO3

Várias obras de infraestrutura transformaram a cidade de Pinhais. Com muito planejamento e profissionalismo, Luizão conseguiu por em prática um amplo programa de pavimentação de ruas. Aliás, hoje, todas as ruas do município são pavimentadas. O sistema vário foi reestruturado e novas alternativas para o trânsito foram criadas.

 

Combater os principais problemas

FOTO4

Enquanto muitos preferem lamentar a falta de apoio e investimentos, em Pinhais, Luizão escolheu enfrentar os problemas. Combateu as enchentes realizando obras de limpeza e dragagem dos rios; Assumiu a responsabilidade de melhorar a saúde pública, reabrindo o hospital e maternidade e implantando a UPA 24 horas e ainda investiu na segurança pública com a implantação da Guarda Municipal.

Prefeito Marquinhos destaca a importância do trabalho de Luizão para a regiãoPresente à palestra, o prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, enalteceu Luizão. “Na política e na vida temos que seguir os bons exemplos, e o Luizão sempre foi um bom exemplo de gestor e político. Por isso, eu me orgulho muito de receber o ex-prefeito de Pinhais em nossa cidade. Primeiro por ter contado com o seu apoio incondicional na minha eleição e reeleição. Atualmente, temos nos espelhado na boa administração de Luizão para trazer para Piraquara as melhorias implantadas em Pinhais, evidentemente, resguardando as devidas proporções e peculiaridades. Um dos grandes projetos que nos inspirou foi o Bosque Municipal. Então, trabalhamos com determinação para implantar em nossa cidade algo parecido, um espaço onde as famílias pudessem usufruir de bons momentos nos finais de semana. Agora, com a criação do Parque das Águas, o sonho virou realidade, tanto para a administração quanto para a população piraquarense.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)