Escrito em por

pinhais02

 

A iniciativa conta com o auxílio da Rede Municipal de Apoio ao Aleitamento Materno, criada em 2013 e composta por profissionais sentinelas das USF

Desde 2013, existe em Pinhais a Rede Municipal de Apoio ao Aleitamento Materno, composta por profissionais “sentinelas” – aquelas que possuem afinidade com o tema – nas Unidades de Saúde da Família (USF). O programa tem como objetivo atender mulheres lactantes e que desejam fazer a doação de leite humano.

Para evitar que o leite seja desprezado, o município possui um entreposto de leite humano, localizado na Unidade de Saúde da Mulher e da Criança. Além disso, existe também a “rota do leite”, ocasião que os profissionais da saúde realizam visitas aos domicílios uma vez por semana para coletar o leite doado e prestar orientações às mulheres. A partir daí, o Hospital Evangélico retira as doações na Unidade de Saúde, encaminha o leite para a testagem necessária e depois o armazena para atender as crianças internadas na UTI neonatal.

De acordo com Débora Beatriz Machado, da Seção de Políticas de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente de Pinhais, é preciso sensibilizar e orientar a população sobre esta questão. “Algumas mulheres produzem leite o suficiente para alimentar seu bebê e ainda podem realizar a doação. É importante lembrar que um litro de leite doado pode atender até dez bebês internados”, explica.

Doação de Leite

Segundo o Ministério da Saúde, a doação de leite humano é importante porque ajuda a salvar a vida de milhares de recém-nascidos prematuros e de baixo peso (abaixo de 2,5 kg) internados, que não podem ser amamentados pela própria mãe.

Serviço

A Unidade da Saúde da Mulher e da Criança está localizada na Rua Rio Solimões, 159, no bairro Weissópolis. Mais informações pelo telefone: 3912-5384.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)