Escrito em por

WSC_1046

 

No último dia 02, sábado, milhares de pessoas compareceram à Avenida Camilo Di Lellis para prestigiar o evento que contou com a participação de militares, escolas municipais, estaduais e particulares, fanfarras e bandas, secretarias municipais e organizações não governamentais.

Realizado na manhã de sábado, dia 2, na Avenida Camilo Di Lellis, o Desfile Cívico de Pinhais abriu as comemorações da Semana da Pátria na Região Metropolitana de Curitiba. Na oportunidade, diversas autoridades estiveram presentes e puderam acompanhar de perto um lindo e organizado evento.

Milhares de pessoas lotaram as arquibancadas e laterais da Avenida para assistir a passagem do Exército, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, colégios estaduais e municipais, CMEIs, escolas particulares, as tradicionais Bandas e Fanfarras, além de diversas outras entidades e agremiações. Mais uma vez, o evento que já se tornou tradição na cidade recebeu os aplausos de moradores, comerciantes e visitantes.

Parceria garante a realização do desfile

A Prefeita de Pinhais, Marli Paulino, que assistiu ao Desfile Cívico acompanhada de diversas autoridades militares e civis, destacou a importante parceria de todas instituições e órgãos envolvidos na realização do evento. “O que vimos aqui hoje foi a manutenção do resgate do civismo iniciado ainda em 2009, pelo então Prefeito Luizão. Estamos dando continuidade a esse lindo desfile, que é abrilhantado ainda mais pela participação dos nossos munícipes e servidores municipais. Milhares de pessoas compareceram hoje e participaram ativamente dessa bonita festa cívica”, destacou a Prefeita Marli.

Demonstração de Patriotismo

Para a vice-Prefeita Rosa Maria, o desfile significa o resgate de valores, tendo em vista o difícil momento que passa o País. “Esse é um resgate de valores. O desfile demonstra que juntos podemos fazer uma cidade melhor. É a participação das escolas atestando o seu diferencial para a sociedade. São os serviços públicos sendo mostrados para os cidadãos. A participação do Exército estimulando pessoas, assim como a Polícia Militar, Guarda Municipal, Bombeiros e etc. Presenciamos o resgate do amor à Pátria, do amor à nossa cidade”, pontuou Rosa Maria.

Vereadores enaltecem o desfile

O Vereador Renan Ceschin comentou sobre a importância que o evento já tem para a Região Metropolitana. “Estão presentes, aqui, pessoas de Araucária, Piraquara, Colombo, Quatro Barras e demais municípios vizinhos. Isso mostra a importância que ganhou esse desfile. A organização da Prefeitura está de parabéns. Vimos, hoje, muitas famílias celebrando o patriotismo, celebrando a independência do nosso País”, disse Renan.

Já o Vereador Tavinho destacou a participação dos jovens no desfile. “Vimos aqui uma aula de civismo. Muitos jovens engajados e acreditando que o Brasil vai dar certo. E com certeza dará”, afirmou.

Para o Presidente da Câmara dos Vereadores de Pinhais, Marcinho, o evento representa a harmonia entre todos os participantes e solidifica a integração da população com os serviços públicos. “A cada ano, mais e mais pessoas prestigiam esse evento. Além de expressar todo nosso amor à Pátria, o desfile também possibilita aos presentes se familiarizarem com alguns maquinários e serviços da Prefeitura, assim como conhecer os servidores, que trabalham com muito amor pela cidade”, lembrou Marcinho.

O Vereador Carlinhos do Eliza disse que o desfile mostrou a grandeza de Pinhais e a riqueza cultural das escolas e CMEIS. “Pudemos observar, durante o desfile, a grande quantidade de escolas e CMEIs que temos em nossa cidade. Presenciamos ainda o empenho dos nossos servidores municipais, como também a incrível estrutura do Exército, Polícia Militar, Guarda Municipal, Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal. Foi uma linda festa”, pontuou.

O Vereador Airton complementou a fala dos colegas garantindo que a cidade só tem a ganhar com a realização da solenidade. “Pinhais só tem a ganhar com o desfile. O patriotismo, o civismo, a interação com os munícipes, a parceria entre as entidades e instituições participantes, a presença dos servidores municipais, tudo isso somado à excelente organização do evento, levam a um resultado importante, a valorização da nossa cidade!”, completou Airton.

Um país melhor através do patriotismo

O ex-Prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, também conversou com a nossa reportagem e garantiu que o desfile corrobora com o sentimento de que Pinhais mostra que é possível ter um País melhor. “Esse desfile significa que Pinhais vem fazendo a sua parte no civismo e patriotismo, mostrando que é possível termos um Brasil melhor, organizado, disciplinado e com um futuro promissor. Realizamos uma parceria muito importante com a Polícia Militar e com o Exército. A população participa em peso porque valoriza o patriotismo. O desfile é também uma oportunidade de a população conhecer melhor uma parte dos projetos e serviços que a Prefeitura oferece”, destacou Luizão Goulart.

População aprovou o desfile

Diversas pessoas, de Pinhais e dos municípios vizinhos compareceram à Avenida Camilo Di Léllis para assistir a programação organizada pela Prefeitura. Segundo Dona Hermina (67), moradora do Weissópolis, que estava acompanhada das vizinhas, Dona Clara (58) e Matilde (74), o evento foi perfeito. “Foi maravilhoso ver toda essa organização. Fiquei encantada com o patriotismo dos participantes e de todo público presente que estava aqui vendo. As pessoas batiam palmas emocionadas porque, realmente, estavam gostando do Desfile Cívico. Se for para ser sempre assim, defendo que a Prefeitura continue realizando esse belo evento”, afirmou.

Claudecir (52), morador de Curitiba, também elogiou a realização do desfile e destacou a participação das crianças. “Fiquei emocionado ao ver essas crianças hoje. Elas carregavam o sentimento de patriotismo e a felicidade de fazer parte do desfile. Pinhais está de Parabéns. Moro em Curitiba, mas não podia deixar de participar dessa linda festa”, comentou.

WSC_1461 WSC_1411 WSC_1386 WSC_1336 WSC_1302 WSC_1276 WSC_1236 WSC_1162 WSC_1105 WSC_1060

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)