Escrito em por

Alexandre_diretorFlávio

 

Vice-presidente da Comissão de Saúde na Alep, Alexandre Guimarães levantará demandas e principais necessidades para mapear situação da saúde

Diversas instituições de saúde do Paraná serão visitadas nos próximos meses para mapeamento de demandas. A iniciativa do Deputado Estadual Alexandre Guimarães (PSD), vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Paraná, tem como objetivo levar as principais necessidades à discussão na Comissão, para buscar soluções. A série de visitas iniciou no último dia 20 no Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo Largo, onde Guimarães foi recebido pelo diretor-geral, Doutor Flavio Alcântara Schenfelder Salles.

De responsabilidade do Governo do Estado, o Hospital é o único do Paraná que possui a certificação em acreditação hospitalar, título que comprova a qualidade dos processos de rotina e o foco na segurança do paciente.

Único do Paraná

De acordo com o Deputado Alexandre Guimarães, o Hospital Infantil de Campo Largo é referência em todo o estado. “Além das melhorias constantes na estrutura, o diretor tem feito um excelente trabalho ao treinar cada vez mais a equipe, desde que assumiu no final de 2015. Vamos juntos levantar dados para melhorar ainda mais os atendimentos e processos”, afirmou o parlamentar.

Dúvidas da população quanto ao funcionamento do Hospital Infantil

De acordo com a equipe do Hospital Waldemar Monastier, há dúvidas por parte da população com relação ao processo necessário para o atendimento. “Muitos pacientes vão direto ao Hospital, porém, a instituição não possui pronto atendimento”.

O fluxo sempre começa nas unidades de saúde dos municípios, onde o pediatra avalia e faz o encaminhamento para uma determinada especialidade. Com o encaminhamento em mãos, o paciente deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde – é lá, pelo Sistema Estadual de Regulação, que a consulta no Hospital Infantil é agendada. Somente consultas de retorno são marcadas diretamente no Hospital.

Hospital Estadual

Além disso, como a instituição é localizada em Campo Largo, muitos confundem e acreditam que se trata de um hospital municipal. O Hospital é estadual, de coordenação da Secretaria de Estado da Saúde, e atende pacientes dos 399 municípios do Paraná, não apenas de Campo Largo.

De janeiro a setembro de 2016, o Waldemar Monastier registrou 2.140 cirurgias. No mesmo período, 2.446 internações e 17.261 atendimentos ambulatoriais – 200 internações e 19% dos atendimentos ambulatoriais foram de crianças de Campo Largo.

Especialidades e serviços

O Hospital Infantil Waldemar Monastier atende as seguintes especialidades pediátricas: Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Pediátrica, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Hepatologia, Infectologia, Medicina Intensivista, Nefrologia, Neurocirurgia, Neuropediatria, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Psiquiatria e Reumatologia. Também conta com trabalho multidisciplinar em Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição Clínica, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.

Além disso, o Hospital oferece ainda serviços nas áreas de Audiologia, Aplicação de Botox, Bebê de Risco, Erro Inato Metabólico, Genética, Hepatologia, Infectologia, Neuromuscular, Obesidade, Osteogênese Imperfeita, Retinopatia da Prematuridade (para internados na UTI Neonatal) e Suporte Nutricional.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)