Escrito em por

piraquara01

 

O objetivo da ação é apoiar o plantio e contribuir para a independência dos pequenos produtores

A Prefeitura de Piraquara, por meio do Departamento de Agricultura, entregou a produtores do município, sementes genéticas do milho IPR 164, produzidas pelo Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR – Polo Regional de Londrina. O objetivo da ação é apoiar o plantio e contribuir para a independência dos pequenos produtores.

A semente genética do milho IPR 164 foi trazida a Piraquara para que os produtores conheçam essa variedade, que pode responder a poucos investimentos de tecnologias. Os interessados nas sementes acionaram a Prefeitura, que intermediou a compra, pois as mesmas não podem ser vendidas diretamente ao produtor, apenas para produtores escolhidos para produção de sementes fiscalizadas.

Foram quatro produtores beneficiados, que terão como principais ganhos, selecionar sementes até 03 anos, sementes facilmente adaptáveis, entregues com atestado de pureza, além de ser altamente competitiva com empresas de porte mundial.

Para o município, as principais vantagens são econômicas, pela competitividade e ambientais, por redução de uso de herbicidas, na sua maioria praticamente nula, as exigências desta variedade com relação aplicação de fertilizantes também é reduzida e sua resistência ao ataque de pragas e doenças é satisfatória.

Sementes de alta qualidade aumentam produção

A cada safra aumenta a busca por sementes vigorosas, com alto poder de germinação e com potencial genético de maior qualidade, mais resistente a pragas e doenças. Para atender a essa demanda dos produtores, o IAPAR realiza cada vez mais investimentos no beneficiamento de sementes.

Características da Semente Milho IPR 164

Milho amarelo, genética IAPAR, material variedade, tipo de grão semiduro, cor do grão amarelo alaranjado, ciclo precoce, porte médio 2,30m, boa tolerância acamamento, boa tolerância a doenças de folha, boa tolerância a doenças de colmo, bom empalhamento. Finalidade: grãos e silagem. Densidade indicada: 50.000 a 60.000 plantas/ha. Época de semeadura: setembro a janeiro.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)