Escrito em por

Debates, homenagens e críticas contundentes pautam sessão da Câmara de Piraquara

Em uma sessão bastante acalorada, realizada na última terça-feira, dia 25, Vereadores de Piraquara debateram diversos temas de interesse da população. Dentre os assuntos colocados em pauta, destaque para a Moção de Aplausos entregue à ex-vereadora Professora Sirlei, homenagem proposta pelo vereador Josimar.Projetos aprovados por unanimidade Durante os trabalhos da Casa, ainda foram aprovados dois projetos de lei. Um de autoria do vereador Ernani Winter, que dá autonomia à Prefeitura para notificar, autuar e executar proprietários de veículos abandonados em vias públicas do município. Segundo Winter, até então, não estava claro quem poderia tomar alguma atitude sem que desrespeitasse um outro poder constituído. Após debate, o projeto foi aprovado por unanimidade.

Outro importante Projeto de Lei aprovado, também aprovado por unanimidade, foi o da Psicomotricidade, proposto pelo Presidente da Casa, Erondi Lopes. Em seu discurso para justificar a aprovação de sua Lei, Erondi ressaltou que este projeto já é conhecido, pois está em funcionamento no Colégio Romário Martins, tendo atingido excelentes resultados.
Segundo Josimar, o projeto da Psicomotricidade se apresenta como um elo de integração entre a educação nas escolas municipais e estaduais.

Cavalos doados ao Município

Na sessãoJosé Machado (DEM) apresentou documentos sobre o polêmico sumiço dos cavalos doados pelo ex-governador Requião ao ex-prefeito João Guilherme para que o município pudesse fomentar o turismo rural e cavalgadas em Piraquara.

Josimar propõe Moção de Aplausos à ex-vereadora Sirlei

IMG_1698

Professor Josimar(PDT)subiu à tribuna para ressaltar a importância da homenagem sugerida por ele à Professora Sirlei, ex-vereadora da cidade e propositora do projeto transformado em lei que institui no município a campanha Outubro Rosa. “Esta Moção de Aplausos para essa ilustre cidadã piraquarense é mais que merecida, pois além do trabalho realizado na Câmara Municipal, durante seu mandato, Professora Sirlei prestou uma grande contribuição para o desenvolvimento deste município. Até hoje, essa ex-vereadora continua trabalhando muito pela nossa cidade. Uma guerreira, batalhadora, sempre lutando pelas questões sociais, em especial ao que se refere às mulheres”, destaca Josimar.
Na oportunidade, Josimar propôs uma homenagem também à Primeira Dama de Piraquara, Ana Mazon, por ela ter dado continuidade ao trabalho iniciado pela Professora Sirlei. “Quero lembrar que no mês de outubro, Sirlei e Ana Mazon fizeram, juntas, um grande trabalho, levando a Campanha Outubro Rosa aos quatro cantos de Piraquara.

Psicomotricidade trará qualidade na educação
Josimar parabenizou também os vereadores da Casa, em especial ao presidente, pela aprovação, em segunda votação, da Lei de Psicomotricidade. Projeto este que já é desenvolvido no Colégio Romario Martins. Este, com certeza, é um projeto de grande valia, que vai ajudar a solucionar problemas existentes nas escolas atualmente. Acredito que, agora, será possível uma aproximação entre as escolas municipais e estaduais. Vejo este projeto como um elo de integração que vai construir um futuro melhor para os alunos. A partir de sua implantação, outras escolas terão a oportunidade de uma convivência e um aprendizado com maior qualidade”, conclui Professor Josimar.

 

José Machado acompanha visita do Prefeito Marquinhos aos bairros

josé machado

José Machado(DEM), em seu discurso, falou sobre a visita que fez junto com o Prefeito Marquinhos aos bairros Ipanema e Recanto das águas, onde as obras de asfalto já foram concluídas. “Neste instante as obras estão avançando para o Jardim Bela vista, e aproveito para parabenizar o Prefeito Marcus Tesserolli e o Governador Beto Richa por tornarem possível a realização destas obras. Com certeza, a população está muito feliz e de parabéns por mais estas realizações das atuais gestões municipal e estadual”, declarou Machado.

Visita à Upinha
Machado visitou também, em companhia dos vereadores Rock e Adriano, na última semana, a Upinha, onde tiveram uma longa conversa com o Doutor Sérgio, atual responsável pela gestão desse espaço público. “Sempre que houver qualquer dificuldade, como a falta de atendimento médico, por exemplo, peço que os colegas vereadores entrem em contato com o Doutor Sérgio, para que ele possa solucionar de imediato o problema. Inclusive, se preciso, dar explicações nesta Casa.

No rastro dos cavalos doados ao município
O vereador José Machado comemorou o recebimento dos primeiros documentos com informações a respeito do sumiço dos cavalos doados ao município pelo governador da época, Roberto Requião, ao então Prefeito João Guilherme. Na ocasião, segundo Machado, o prefeito assinou o recebimento dos referidos animais.
“Segundo informações, sete animais já foram abatidos por um frigorífico da cidade. O pior é que ainda não se sabe onde estão e quem é o responsável pelos animais restantes. E tem mais. Quem vai devolver, ao menos, o dinheiro aos cofres do município? Questiona Machado. Segundo o parlamentar, estes animais foram recebidos e examinados pela administração da época. “Nas próximas sessões serão apresentados mais documentos em relação ao caso”, revela Machado.

Hospital de Piraquara vai fechar no fim do mês, diz Huller

eugenioEugênio Huller (PHS), demonstrando tristeza, disse que o Hospital de Piraquara vai fechar em trinta dias. Segundo o vereador, “ruim com o Hospital, pior sem ele”. “Nós sentiremos a ausência deste Hospital”, comenta Huller. O parlamentar alertou ainda sobre outro problema. “A atual UPA do município não vai dar conta, ela não está preparada para atender toda a população de Piraquara. É lamentavel que a nova UPA já esteja pronta mas não foi inaugurada. E o pior, já esta sendo depredada. Vamos sofrer muito sem o nosso Hospital, ressaltou.

Polícia despreparada
Huller, mais uma vez, lamentou a atitude de alguns policiais na região do Jardim Bela Vista, onde, de forma absurda, agrediram uma criança no último sábado. “As vezes, parece redundância falar aqui, criticar a polícia. Mas, infelizmente, não tem outro jeito. Lamentavelmente, a situação, a cada dia, está pior. Nossa polícia não está preparada para oferecer segurança aos nossos munícipes, afirma Eugênio Huller.

Duras críticas
Eugênio Huller teceu duras criticas à administração municipal com relação às obras do Parque das Águas. Segundo Eugênio, as obras estão paradas novamente, desta vez, aparentemente, sem motivos. “Boa parte da verba necessária para o Parque das Águas é oriunda da devolução feita em razão da economia da Camara de Vereadores. A Câmara repassou à Prefetura R$ 700 mil para essa obra. Para que serviu nossa devolução?, questionou
Huller fez também duras críticas à Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. “Não entendo o que o responsável pela Pasta está fazendo lá. Nenhuma praça, cancha, nada foi revitalizado. O que o Prefeito está esperando para fazer as mudanças que prometeu. Eu queria ver estas mudanças, mas não estão acontecendo. Já é hora do Marquinhos dar uma resposta, criticou Huller.

 

Vereador Ernani destaca finais da Copa Winter de Futsal

ernaniO vereador Ernani Winter (PDT) comemorou o sucesso da Copa Winter de Futsal, que conheceu seus campeões após quatro meses de competição, com a participação de 51 equipes e mais de 600 alunos atletas. “No ultimo domingo foi realizada as finais da Copa winter. Na categoria A, o Real Winners foi o campeão, ficando em segundo lugar o Porto, e em terceiro a equipe da Positivo. Na categoria B, os campeões foram os Galáticos, tendo co vice o Quatro Barras, e em terceiro lugar a equipe da Amapar. Na categoria C, o Campeão foi o Vila Rosa, em segundo o Quatro Barras, e em terceiro o Amapar. Já na categoria D, o grande Campeão foi o Quatro Barras, ficando em vice o América, e em terceiro o Winter futsal”, revelou Ernani.

Equipes Femininas
De acordo com Winter, o destaque da competição foi a participação, pela primeira vez, das equipes femininas, que teve como campeã a Equipe da UFPR, em segundo lugar as Amigas do Futebol, e em terceiro lugar ficaram as meninas da equipe de Quatro Barras.
Ernani aproveitou para agradecer as Secretarias de Esportes de Pinhais e Quatro Barras, além da Universidade Federal do Paraná por terem enviado suas equipes para a Copa. O vereador também agradeceu a todos os diretores das escolas que providenciaram a documentação para que seus alunos pudessem participar do evento.

 

 

Adriano Cordeiro é contra o aumento do número de vereadores em Piraquara

De acordo com informações de sua assessoria, o vereador Adriano Cordeiro (PTB) tem demonstrado uma grande preocupação com relação ao possível aumento no número de cadeiras na Câmara Municipal de Piraquara.
Segundo informações repassadas a este jornal, o Vereador Adriano se apresenta contra esse projeto pensando nos municipes de Piraquara, que acabariam tendo que pagar por isso.
“Com o aumento no número de vereadores, será preciso mais assessores. Com isso, talvez, seja necessário contratar mais funcionários. O que resultaria em um maior gasto na folha de pagamento e demais despesas na Câmara Municipal de Piraquara”, justificou Adriano.
O vereador acrescentou ainda que com essas novas despesas, vai sobrar menos verbas para ser devolvida à Prefeitura, o que, consequentemente, diminuirá os investimentos em benfeitorias no município.

 

 

Convite à população de Piraquara

Análise das contas dos ex-prefeitos do Município

No final da sessão, o Presidente da Câmara de Piraquara, Erondi Lopes, convidou a população para que se faça presente na sessão da semana que vem, dia 2 de dezembro, terça-feira, às 19 horas. De acordo com Erondi, na ocasião começarão a ser analisadas as contas dos ex-prefeitos de Piraquara. “É importante que os munícipes compareçam, pois na referida sessão nós, vereadores, começaremos a fazer o que já deveria ter sido feito há muitos anos atrás, explicou o Presidente da Casa.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)