terça-feira, 16 de abril de 2024
Curitiba lança programa para melhorar atendimento ao cidadão

Curitiba lança programa para melhorar atendimento ao cidadão

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Começa no dia 12 de agosto o treinamento que vai preparar os servidores municipais que fazem o atendimento ao público. Direcionado para 200 pessoas que trabalham na linha de frente e têm contato direto com o público nas Ruas da Cidadania, a iniciativa faz parte do programa de Humanização no Atendimento ao Cidadão, lançado no dia 8, quinta-feira, no Salão Brasil, no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura.

O curso é resultado da parceria entre a Prefeitura de Curitiba, por meio do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), e o Senac/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

O prefeito Rafael Greca destacou a importância desse novo passo no atendimento à população. “As pessoas têm que se sentir acolhidas, receber a devida explicação e entender. Temos que falar a verdade, falar com clareza, buscar soluções alternativas. Buscamos a visão da venda simpática dos serviços municipais”, disse Greca.

“Temos uma comunidade muito sensível, que exige grande qualidade de serviços, é isso que temos que oferecer a nossa população”, afirmou Greca.

O prefeito lembrou de quando as Ruas da Cidadania foram feitas em Curitiba. “Elas foram criadas exatamente para oferecer à população esse rosto amigável, essa vontade de servir, essa alegria de servir a população. Os servidores são assim chamados pela sua disponibilidade em servir”, disse.

O Programa de Humanização no Atendimento ao Cidadão vai desenvolver competências que permitirão a busca da excelência e humanização no acolhimento ao cidadão.

Fazer a diferença

No lançamento do programa, o professor do Senac Marcos Vinicius Benatti de Souza falou da importância do curso.

“Entre os temas, vamos trabalhar a assertividade na comunicação. O servidor não é apenas um trabalhador, não é apenas um funcionário. É um servidor, aquele que faz toda a diferença. E mesmo que não seja o gestor, tem a responsabilidade de agir de modo diferenciado”, declarou.

O professor recomendou que as chefias incentivem os servidores a participarem do curso.

“Não é mais um curso. É um investimento da Prefeitura de Curitiba para que as pessoas possam trabalhar com o cidadão, que já é um sujeito de direitos”, completou Benatti.

O presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske, ressaltou a importância de outros cursos que o Imap oferece aos servidores. “Temos o curso de Libras, em que os servidores se capacitam para se comunicar com a população usando a língua brasileira de sinais. Outro curso importante é voltado para o atendimento às pessoas com deficiência nos armazéns da família”, exemplificou.

O primeiro grupo a participar do treinamento, com 15 horas de duração, será formado por servidores das regionais Matriz e Boa Vista. O curso será ministrado por docentes do Senac de 12 a 16 de agosto.

A Secretaria da Comunicação Social participará do programa, apresentando o Guia de Serviços da PMC. O programa segue até o dia 20 de setembro com turmas de servidores de todas as regionais.

Também participaram do lançamento o secretário de Administração e de Gestão de Pessoal, Alexandre Jarschel de Oliveira, os administradores regionais de Santa Felicidade, Simone da Graça das Chagas Lima, Boa Vista, Janaína Lopes Gehr, Cajuru, Adriane Cristina dos Santos, Portão, Gerson Gunha, e Tatuquara, Jadir Silva de Lima.

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