Escrito em por

pinhais01

 

Com a proposta de incentivar o ato de brincar, foram promovidas atividades do dia 20 a 25 de maio

A “Semana do Brincar” recebeu crianças de todas as idades em alguns espaços públicos do município na última semana. A ação realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, promoveu atividades referentes ao Dia Mundial do Brincar, comemorado em 28 de maio. Nesta data se celebra o artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidades, que estabelece que brincar é um direto.

Com a proposta de incentivar o ato de brincar, foram promovidas atividades do dia 20 a 25 de maio, em espaços públicos de alguns bairros da cidade: Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves, no Ginásio Poliesportivo Perdizes, Centro de Artes e Esporte Unificado de Pinhais (CEU), Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), e no Bosque Municipal, onde aconteceu, o encerramento da ação, em paralelo com o programa Espaço Comunidade.

Nestes seis dias de ações, a criançada pode se divertir com vários e diferentes brinquedos e brincadeiras: perna de pau, pular corda, bambolê, quebra-cabeça, jogos de tabuleiro, jogar bola, vôlei, andar de pé de lata e chinelão, dança da cadeira, pega vareta gigante e soltar pipa. Todas as atividades foram acompanhadas por uma equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Foram tantas brincadeiras que não envolveram apenas as crianças, mas também as famílias. Como os pequenos estavam se divertindo e não queriam parar para conversar sobre a “Semana do Brincar”, tivemos que ouvir a opinião dos pais. A cabeleireira Meire Fernandes ficou sabendo da ação e resolveu trazer o filho, Vinicius, e o irmão dela, Luiz Felipe, para participar. Ela pegou as crianças na escola, e no período da tarde, veio direto com eles ao Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves. “Eu achei esta ideia bem legal. Até divulguei para uma amiga que também trouxe o filho dela. Hoje devido à tecnologia, até parece que falta habilidade para as crianças brincarem, mas aqui eles se envolvem de uma maneira que é bastante saudável” ressaltou. Meire fala que a participação do filho e do sobrinho foi muito boa e que as brincadeiras que mais gostaram foram de andar com o pé de lata, a dança da cadeira e o quebra-cabeça.

A ação foi um momento de diversão segundo a dona de casa Sibeli Strafite, mãe da Sara, de 9 anos, que também acabou entrando na brincadeira e ensinou a filha a andar de perna de pau. “Eu acabei vindo e brincando com a minha filha. Foi um momento de entreter e interagir com ela. As crianças hoje em dia não têm mais esses brinquedos de antigamente, como a perna de pau. Aqui é uma oportunidade de terem acesso a esses brinquedos que eram muitos usados na época que eu era criança. Estava tão divertido que ela até deixou o celular de lado e só queria saber de brincar”, afirmou a mãe.

Espaço Comunidade

Na edição deste mês de maio, o Espaço Comunidade aconteceu no dia 25, sábado, no Bosque Municipal e encerrou a Semana do Brincar. Muitas famílias e crianças participaram das atividades culturais, esportivas e de lazer do programa.

pinhais02 pinhais03

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)