Escrito em por

curitiba01

 

Uma turma de 25 estudantes do 5º ano da Escola Municipal Campo Mourão, na Vila Izabel, recebeu respostas para questões feitas ao Prefeito Rafael Greca sobre a administração da cidade nas áreas da zeladoria urbana e segurança. As questões haviam sido apresentadas em cartas escritas ao prefeito, que esteve na escola na quarta-feira (10/10) e conversou com as crianças.

“Recebi as cartas muito educadas e vim para responder e comemorar com vocês o Dia das Crianças e o Dia do Professor”, disse Greca.

O prefeito foi recebido por um grupo de estudantes e professores na frente da escola. Em comemoração ao Dia das Crianças, a escola Campo Mourão, onde estudam cem estudantes do 1º ao 5º ano, organizou brincadeiras na rua e os meninos e meninas puderam levar patins, patinetes e bicicletas para se divertir.

“Trocamos ideias e conversamos sobre a história do bairro Vila Izabel, que é também o endereço do Templo das Musas, da grande biblioteca do professor Dario Vellozo, onde se guardam os ensinamentos sobre a pedagogia do professor Erasmo Pilotto e onde vive uma parte da alma de Curitiba”, contou o prefeito.

Iniciativa

Escrever cartas ao prefeito foi uma iniciativa dos alunos durante uma atividade proposta pela professora Cynthia Werpachowski, que buscou uma forma atrativa para resgatar a comunicação escrita e aprofundar o conteúdo de gêneros textuais. Ao mesmo tempo, a turma exercitou a cidadania e o respeito aos colegas e às autoridades.

Em tempos de comunicação dinâmica, com mensagens enviadas por email e aplicativos de mensagens instantâneas como o Whatsapp, os estudantes aprenderam, de forma prática, os processos de organização de texto, saudação, estrutura, paragrafação e outros elementos.

Samuel Vinicius Alves, 10 anos, foi quem convidou o prefeito para ir até a escola. “Eu fiquei contente de ele vir e nos explicar que para melhorar a segurança está deixando a cidade mais iluminada”, disse Samuel.

Para João Carlos Calvetti Barloza, 10 anos, que questionou sobre a reforma do Bondinho da Rua XV, no Centro, o prefeito explicou que a revitalização será entregue em novembro, durante as comemorações do Natal. “Ele também disse que vai ter outro trem na cidade, que vai ser elétrico e eu achei legal”, disse João Carlos.

Direitos e deveres

Na atividade, a turma também escreveu cartas para alunos das escolas municipais Presidente Pedrosa, Professora Nansyr Cecato Cavichiolo e do Colégio Estadual Gabriela Mistral, que participaram do encontro com o prefeito.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, falou sobre a importância da educadora e poeta Gabriela Mistral na formação de professores. “Ela defendeu a lógica da professora mãe, historicamente presente no estudo dos professores, por isso ela é uma inspiração para todas as professoras que se eternizam na vida dos estudantes”, disse Maria Sílvia.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)