Escrito em por

greca01

 

Moradores dos bairros Tatuquara, Campo de Santana e Caximba e cerca de 200 estudantes de três escolas municipais da regional participaram, na sexta-feira (5/6), da festa para comemorar os 326 anos de Curitiba. A celebração, na Rua da Cidadania Tatuquara, incluiu brincadeiras, bolo comemorativo, muita música e a apresentação do Auto de Fundação de Curitiba, ponto alto do encontro.

“Alegria de festejar Curitiba nesta regional que é a mais nova da cidade”, disse o Prefeito Rafael Greca. O prefeito falou sobre a criação da regional. “Vim aqui há 25 anos, escolhi para ser a região para onde a cidade iria crescer e se desenvolver. Traçamos as ruas, determinamos o loteamento, escolhemos os lugares onde seriam os bairros para que a gente de Curitiba tivesse onde morar e criar os seus filhos”, contou Greca.

Meninos e meninas das escolas municipais Santa Ana Mestra, Newton Borges dos Reis e Oswaldo Arns assistiram à montagem preparada pela Fundação Cultural de Curitiba sobre a história da fundação da Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que originou a cidade de Curitiba. O espetáculo cênico, com cores e movimento, é uma forma inovadora de ensinar história para adultos e crianças.

No espetáculo, 13 personagens caracterizados como índios e colonizadores que estavam na região no dia 29 de março de 1693, data da fundação de Curitiba, se revezam no palco encantando e narrando a história do início da cidade. Personagens como o Cacique Tindiquera e Mateus Leme, um dos colonizadores, se movimentam à frente de uma reprodução do painel de Theodoro de Bona sobre a fundação da cidade.

O teatro já foi apresentado nas Ruas da Cidadania Bairro Novo, Cajuru, Matriz, Portão, Pinheirinho e Santa Felicidade. A montagem ainda será apresentada nas regionais CIC, Boqueirão e Boa Vista.

Homenagem à cidade

Estudantes do coral da UEI da Escola Municipal Santa Ana Mestra encantaram o público com a apresentação da música “Nós amamos Curitiba”, criada por eles em homenagem à cidade durante as atividades de contraturno. A coreografia e a letra foram inspiradas no ritmo da música “We will rock you”, da banda britânica Queen.

Para Helena Ferreira, 9 anos, uma das integrantes do coral, a maior emoção do dia foi cantar para os colegas e para o prefeito. “É uma música de agradecimento por Curitiba ser tão especial”, disse Helena.

Wendy de Oliveira Rodrigues, 9 anos, da Escola Municipal Osvaldo Cruz, contou que adorou o dia especial de aprendizagem. “Hoje eu aprendi a gostar ainda mais de Curitiba”, disse a estudante.

O padre Mário Scopel, pároco da região, fez uma oração abençoando os moradores do Tatuquara e as crianças. O grafiteiro Ferge produziu o Mural Esperança, um painel colorido no anfiteatro da Rua da Cidadania, com elementos característicos dos três bairros que formam a regional. O mural foi oferecido como presente para a cidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)