Escrito em por

turismo01

 

Importante centro estudantil, agropecuário, comercial e industrial

O coronel Cornélio Procópio de Araújo Carvalho, personalidade de destaque no Império, dá nome à cidade. O militar foi patrono da Estação do então “KM 125”, marco da expansão da região. A construção da ferrovia está ligada à colonização, surgimento e desenvolvimento do município. A partir daí chegaram os aventureiros e trabalhadores ingleses e portugueses, além dos pioneiros paulistas e mineiros, principalmente. Em janeiro de 1938, a comissão formada por personalidades moradoras no KM 125 criou a cidade de Cornélio Procópio.

A área territorial é de 625,6438 km² e a população estimada em 47.847 habitantes, de acordo com levantamento do IBGE. O município é importante centro estudantil, agropecuário, comercial e industrial, com a maior arrecadação de ICMS de toda a região. Além do comércio, o campo, a produção de grãos e beneficiamento de produtos, o potencial é percebido também no segmento de eventos, negócios, lazer e entretenimento.

PASSEIOS

Monumento Cristo Rei

Construído em 1958, o monumento é a maior estátua sacra de bronze da América Latina, com quase 24 metros de altura. Instalado no ponto mais alto da cidade, proporciona uma bela vista panorâmica com árvores, pista de skate, parque infantil e lanchonetes à sua volta. Possibilita momentos de lazer aos moradores e turistas.

Museu Histórico de Cornélio Procópio

Inaugurado em junho de 2000, o espaço está localizado no Edifício Histórico (Casa de Cultura Nair Mariucci Azzolini). Acervo cultural com objetos, instrumentos, móveis, roupas dos pioneiros mostra a história do município e a colonização. Também tem a réplica, em tamanho natural, do primeiro estabelecimento comercial, além de cenários, maquetes e fotos das primeiras décadas da cidade.

Museu de História Natural Mozart de Oliveira Vallim

Aberto desde setembro 2002, o museu está instalado na antiga Estação Ferroviária KM 125. O acervo reúne cerca de 1.500 animais taxidermizados expostos em seu habitat natural, além de peças de arqueologia, antropologia indígena, paleontologia, geologia e entomologia. É um dos mais importantes atrativos turísticos do município e um dos maiores acervos da América do Sul. O acervo é do odontólogo, biólogo, taxidermista e professor João Aparecido Galdino.

Lago São Luiz

Local onde moradores tiram o dia para relaxar em pescarias. É conhecido por ser palco do Festival Regional de Pesca Esportiva. Alguns levam os filhos para se divertirem em contato com a natureza.

turismo02 turismo05 turismo04 turismo03

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)