Escrito em por

sjp01

 

Programa leva aos alunos noções básicas de comportamento no trânsito, seja para pedestres, ciclista, motociclistas ou motorista

O Programa de Educação para o Trânsito, voltado para alunos da Rede Municipal de Ensino, trabalha com o tema transversal Trânsito que está inserido da proposta pedagógica curricular e é aplicado para todos os alunos da rede municipal de ensino, do Pré ao 5º ano.

Regulamentado em 2011, através de Lei Municipal e coordenado pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de São José dos Pinhais, em parceria com as Secretarias de Segurança Pública e de Educação, o programa leva aos alunos noções básicas de comportamento no trânsito, seja para pedestres, ciclista, motociclistas ou motorista, despertando nas crianças a consciência social sobre o uso e o compartilhamento de espaços comuns no ambiente urbano.

Quando o aluno inicia no 4º ano letivo, além do trabalho transversal do professor, ele participa de um ciclo de palestras com um agente de trânsito, o qual trabalha temas referentes à cidadania e segurança no trânsito.

Um último encontro é feito, normalmente junto com a comunidade, onde os pais participam de uma palestra e os alunos participam de uma “formatura”, recebendo a carteirinha do Cidadão Mirim no Trânsito e um kit com atividades interativas sobre o tema.

Fechando o ano de 2019 com o Programa, a equipe da Coordenação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito iniciou as formaturas destes alunos no mês setembro, com um grande evento alusivo a Semana de Trânsito, reunindo na Câmara de Vereadores, além de alunos, professores e familiares das crianças.

Para encerrar o ano letivo de 2019, outras formaturas estão agendas nas próprias unidades de ensino. Segundo a Coordenadora do Programa, Josiane Arruda, o resultado do desenvolvimento do Programa é prático e tem efeitos concretos. “Temos muitos motivos para permanecer com o programa e para comemorar, pois a cidade colhe o efeitos desse trabalho, com um trânsito mais seguro, com menos vítimas e com pessoas mais conscientes de suas responsabilidades, pois as crianças cobram atitudes de seus pais, corrigem vícios e se tornam cidadãos mais responsáveis”, comentou.

A equipe da Coordenação para o Trânsito é formada por pedagogo, psicólogo, guardas municipais e agentes administrativos que se dividem em diversas funções para poder atender a rede municipal de ensino. Para o Secretário de Transportes e Trânsito, Fabricio Tambolo, os investimentos para realizar o Programa são fundamentais e segundo ele, se tivesse disponibilidade de recursos, investiria ainda mais: “Estamos investindo no presente e no futuro com esse programa e isso significa que estamos preservando vidas e garantindo segurança para o trânsito, por isso que eu acredito que quanto maior for o investimento em educação, maiores são os resultados positivos”, comentou o secretário Fabricio.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)