Escrito em por

pinhais03

 

O programa se propõe a conscientizar as crianças sobre a importância da guarda responsável de animais

Em um clima festivo, com direito a café da manhã e a presença de diversos animais, na manhã do dia 29 de maio, quarta-feira, aconteceu o encerramento do programa Veterinário Mirim, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) João Batista Costa, no bairro Vargem Grande. Mais de 55 crianças das turmas do infantil cinco, com idade entre 4 e 5 anos participaram, desde março, do programa que se propõe a conscientizar as crianças sobre a importância da guarda responsável de animais.

A ação, é uma parceria das secretarias do Meio Ambiente, Educação e Saúde com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), acontece nas Escolas e CMEIs de Pinhais. O encerramento da atividade contou com diversos animais – trazidos por pais e vizinhos do CMEI. Na oportunidade aconteceram palestra com médico veterinário, exposições referentes ao cuidado animal, servidores municipais, população e autoridades municipais.

A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, aproveitou o momento para agradecer o empenho de todas as pessoas envolvidas no programa. “Em Pinhais, estamos fazendo a nossa parte. Se todos fizessem a sua parte teríamos mais animais saudáveis”. Ainda sobre o bem estar animal, a prefeita lembrou outro programa: a castração gratuita, que já realizou mais de duas mil cirurgias. Ao finalizar, Marli contou uma novidade: “Nossa cidade irá ganhar nos próximos meses o Parcão, um espaço para nossos animais brincarem, lá no Parque Linear do Atuba, um local destinado exclusivamente para os animaizinhos brincarem”.

Rosa Maria, vice-prefeita de Pinhais, destacou a importância de ensinar às crianças a propagação da importância dos cuidados com os animais. “Essa convivência sobre o tema faz com que as crianças levem a informação para a vida. Em Pinhais, olhamos com carinho e respeito a causa animal – um trabalho coletivo. Precisamos trabalhar juntos para que não tenhamos maus tratos com ninguém, nem com nossos bichinhos que tanto nos amam”.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilheu, lembrou que o programa, iniciado há tempo, teve algumas reformulações e neste ano contou com o lançamento de uma revistinha educativa. “Obrigada e parabéns a todos os envolvidos e aqueles que apoiam a causa animal. Percebemos um grande avanço, e a cada ano fortalecemos ainda mais a educação ambiental”.

Andrea Franceschini, secretária de Educação de Pinhais, destacou o exemplo que o CMEI João Batista dá para outras unidades de ensino, com uma comunidade que abraça o programa e participa levando seus animais para as crianças conhecerem. “Uma cultura só se muda se for plantada desde cedo. Esse é um processo que precisa ser disseminado nas escolas, pois para os adultos é muito difícil mudar o hábito. Esperamos que esse conhecimento não se perca e que as crianças repassem essa preocupação em casa e para os colegas”.

Também presente no encerramento do programa, a vereadora Professora Cinéia disse que, a Prefeita Marli e a vice Rosa Maria, sempre destacam que ações como essa só são possíveis porque existem servidores interessados em fazer acontecer. “São servidores e pessoas que querem fazer a diferença. As crianças em Pinhais só recebem o melhor porque tem pessoas como vocês, envolvidas para o bem”, finaliza.

pinhais04 pinhais05

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)