quinta-feira, 25 de abril de 2024
Cida lança Governo Digital na comemoração dos 54 anos da Celepar

Cida lança Governo Digital na comemoração dos 54 anos da Celepar

CIDA03

 

Plataforma que já oferece mais de 300 serviços do Estado ao cidadão ganha novidades. Além das facilidades do aplicativo, a página também passa a oferecer acesso a serviços federais, impressão de laudos de exames e permite a emissão de credencial do idoso.

A governadora Cida Borghetti lançou oficialmente na terça-feira (27) o Governo Digital. A plataforma na internet já oferece mais de 300 serviços públicos aos cidadãos paranaenses e agora também pode ser acessada pelo celular. O anúncio foi feito na solenidade de comemoração dos 54 anos da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

O aplicativo do Governo Digital já está disponível no sistema operacional Android e até a próxima semana também para aparelhos com IOS. Com o lançamento, a leitura do conteúdo e o acesso aos serviços online ficou mais rápido e ágil. “Agora ficou mais fácil acessar os serviços públicos, pois o cidadão paranaense pode carregar o governo na palma da mão”, afirmou a governadora.

Cida disse que a plataforma de serviços na internet é um benefício que fica para os paranaenses e deve ser ampliado. Ela também destacou a importância da criação do aplicativo para a vida das pessoas. “Isso é um grande avanço, pois antes de sairmos de casa podemos até esquecer casaco e guarda-chuva, mas nunca deixamos o celular”, declarou a governadora, lembrando que outros novos serviços passam a fazer parte do Governo Digital.

O investimento e a atenção dada à plataforma digital, disse o secretário da Comunicação Social, Alexandre Teixeira, faz parte da estratégia do Governo Estadual de estar o mais próximo possível do cidadão. “A criação do Governo Digital é um processo de modernização da gestão da pública, que fica como legado aos futuros governantes”, afirmou Teixeira.

IDOSO

Uma das novidades é a possibilidade de pedir por meio do Governo Digital a Credencial do Idoso – obrigatória para que a pessoa acima de 60 anos possa usufruir o direito a estacionar nas vagas exclusivas – sem necessidade de deslocamento ao órgão emissor. Para imprimir a credencial, válida em todo o país, basta confirmar dados como RG ou CNH emitido no Paraná.

“Com essa funcionalidade, Curitiba passa a ser a primeira cidade do Brasil onde a pessoa idosa pode pedir a credencial sem sair da própria casa”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento, Silvio Barros”. “É um avanço extraordinário que efetivamente muda a vida das pessoas”, acrescentou ele.

INTEGRAÇÃO

O Governo do Estado também firmou parceria com o Governo Federal e, a partir de hoje, passa a oferecer na plataforma diversos serviços, como o Bolsa Família, por exemplo. “Com essa novidade, o cidadão paranaense passa a ter acesso a mais de 2 mil serviços públicos”, relatou o coordenador do projeto Governo Digital, Marco Aurélio Barbosa.

SAÚDE

Agora, também é possível consultar laudos de exames laboratoriais feitos nos hospitais Oswaldo Cruz, em Curitiba; Regional da Lapa São Sebastião, na Lapa; Universitário de Maringá, em Maringá; e Universitário Regional dos Campos Gerais Wallace Thadeu de Mello e Silva, em Ponta Grossa. O usuário cadastrado no Governo Digital consegue verificar resultados de exames laboratoriais e o histórico de laudos, com a possibilidade de imprimi-los, sem a necessidade de voltar ao hospital.

O prontuário médico, com as informações sobre o atendimento desde o ingresso do paciente até a sua alta médica, também pode ser solicitado pelo próprio paciente, por um familiar dele ou representante legal. Se a pessoa estiver cadastrada no Governo Digital, pode também solicitar esse documento sem sair de casa e anexar cópia dos documentos solicitados.

GOVERNO DIGITAL

O Governo Digital, desenvolvido pela Celepar a Secretária de Estado de Comunicação Social, disponibiliza serviços que vão do pagamento do IPVA e consulta aos assuntos relativos à habilitação. São cerca de 130 mil usuários cadastrados e quase 400 mil acessos mensais. “Essa plataforma é um marco de transparência e gestão pública”, disse o presidente da Celepar, Tiago Waterkemper.

Para ter acesso personalizado à plataforma, é necessário ter a Identidade Digital, disponível para quem fez recentemente uma coleta biométrica por meio da emissão de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação ou a Carteira de Identidade. Quem ainda não fez, é só procurar os postos e totens do Detran ou do Instituto de Identificação do Paraná para fazer o cadastro.

PRESENÇAS

Além da Governadora, participaram da solenidade os secretários de Estado da Educação, Lucia Cortez; do Trabalho e Relações com a Comunidade, Paulo Cesar Rossi, e da Comunicação Social, Alexandre Teixeira; o diretor-geral da Secretaria da Saúde, Sezifredo Paulo Alves Paz; o superintendente da Copel Telecom, Sérgio Milani; o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach; o diretor do Tecpar, Reginaldo Joaquim de Souza, e a deputada estadual Maria Victoria.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress