Escrito em por

pinhais04

 

A iniciativa, totalmente inovadora, contou com a participação do renomado artista brasileiro, Lima Duarte, que ganhou o Prêmio Macuquinho Dourado na categoria Melhor Ator

Como forma de adaptação a nova realidade vivida em tempos de isolamento social, a Prefeitura de Pinhais, por meio do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, resolveu inovar. A cerimônia de abertura e premiação da 8ª edição do FestCine foi realizada via internet. A iniciativa, totalmente inovadora, contou com a participação de Lima Duarte que venceu na categoria Melhor Ator.

De acordo com o diretor do Departamento de Cultura, Marcos Oliver, esta foi a alternativa encontrada para dar continuidade ao evento mesmo diante da pandemia. “Tivemos que nos reinventar, pensar nas possibilidades e nas alternativas viáveis para a execução do festival. O Festcine é nosso primeiro grande evento do ano e sabemos que, em tempos de isolamento social, a arte, em especial o cinema, tem estado muito presente na vida das pessoas. Como artista e gestor cultural sei da necessidade de descobrirmos novos caminhos”, comenta.

Vencedor na categoria Melhor Ator, Lima Duarte, enviou um depoimento como agradecimento. “Olá pessoal de Pinhais, gostaria de agradecer este prêmio e dedicar ao grande colega ator que infelizmente nos deixou recentemente Flávio Migliaccio. Dediquemos também o Festcine em homenagem a ele. Muito obrigado”, disse Lima Duarte.

Neste ano, o festival também trouxe uma novidade; o prêmio Especial do Júri. “Nele procuramos identificar nas produções alguma temática que os jurados considerem importante naquele momento; que os toquem de alguma maneira”, explica a coordenadora de eventos culturais de Pinhais, Kelly Farah.

O festival recebeu inscrições de 54 municípios, de 19 Estados brasileiros, e foi organizado nas seguintes categorias concorrentes: longa-metragem; curta-metragem de ficção; curta-metragem de documentário; curta-metragem de animação; curtas realizados com equipamentos alternativos e clipe musical.

Foram 333 produções inscritas e 163 foram selecionadas para a exibição. A exibição online contou com depoimentos enviados pelos vencedores das categorias em disputa. Os certificados de seleção, indicação, premiação serão enviados por e-mail aos participantes.

Prêmio Macuquinho Dourado

Os ganhadores do FestCine 2020 que recebem o Prêmio Macuquinho Dourado são:

- Desenho de som – Ficção: Escolhas – Rafael Fecundo

- Fotografia – Ficção: Aperto – Fabio Roger

- Roteiro Documentário: Libertai – Bill Szilagyi

- Roteiro ficção: A volta para Casa – Diego Freitas e Diego Olivares

- Direção Documentário: Luis Humberto: o Olhar Possível – Mariana Costa e Rafael Lobo

- Melhor Filme realizado com equipamentos alternativos: Lembra – Leonardo Martinelli

- Direção Ficção: A volta para Casa – Diego Freitas

- Melhor Filme Animação: O Homem das Gavetas

- Clipe Musical: O ir e vir das Coisas – Gustavo Rosseb

- Melhor Ator: Lima Duarte por Plínio em A volta para Casa

- Melhor Atriz: Carolina Kasting por Daniela em Escolhas

- Melhor Ator Filme Longa-Metragem: Wellington Abreu por Fabio Júnior em New Life S.A.

- Melhor Atriz Filme Longa-Metragem: Karine Ogunté por Caçadora em Como Vivem os Bravos

- Melhor Ator/Atriz Mirim: Yasmin Victória por Yasmin em Roupa de Sair

- Filme Destaque Pinhais: Andarilhos

- Curta-Metragem Documentário: Libertai – Bill Szilagyi

- Curta-Metragem ficção: Escolhas

- Melhor Filme Longa-Metragem: New Life S.A.

- Prêmio Especial do Júri: Aqueles Dois – direção: Emerson Maranhão.

Para assistir a cerimônia completa acesse: https://www.youtube.com/watch?v=c8f7hTAQIv4.

A programação de exibição se estende até o próximo sábado (16) e pode ser consultada no link: https://pinhais.atende.net/?pg=subportal&chave=92#!/tipo/pagina/valor/1981.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)