quarta-feira, 24 de abril de 2024
CCJ aprova projeto do Executivo que facilita punição por fraudes em bombas de combustível

CCJ aprova projeto do Executivo que facilita punição por fraudes em bombas de combustível

A matéria pretende coibir uma das fraudes mais conhecidas nesse ramo, a da “bomba baixa”

Em sessão ordinária realizada na terça-feira, 29 de novembro, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou o projeto de lei nº 551/2016, de autoria do Poder Executivo, alterando dispositivo da Lei nº 17.617/2013, que disciplina a concessão, alteração, renovação e cancelamento de inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS de estabelecimento do setor de combustíveis. A matéria pretende coibir uma das fraudes mais conhecidas nesse ramo, a da “bomba baixa”, quando, no processo de abastecimento, o painel da bomba medidora indica um volume maior do que o efetivamente fornecido. A modificação na lei, segundo o Executivo, cria um instrumento mais eficaz para possibilitar o cancelamento da inscrição do estabelecimento infrator no Cadastro de Contribuintes de ICMS do Estado.

Aprovadas

Entre as propostas aprovadas estão ainda os projetos de lei nº 295/2016 e nº 311/2016, ambos de autoria da deputada Claudia Pereira (PSC), instituindo as regiões turísticas da COMCAM e do Vale do Ivaí. A primeira contempla os municípios de Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Farol e Fênix. E a segunda compreende Apucarana, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Borrazópolis, Califórnia, Cruzmaltina, Faxinal, Godoy Moreira, Grandes Rios, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Lupionópolis, Nova América da Colina, Porecatu, Primeiro de Maio, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana.

Votação adiada

Pedidos de vista transferiram para a próxima reunião a votação do projeto de lei nº 423/2016, de autoria do deputado Evandro Araújo (PSC), instituindo a Semana Estadual da Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista; o projeto de lei nº 497/2016, do deputado Paulo Litro (PSDB), obrigando a disponibilização de preservativos masculinos pelas casas noturnas, boates, bares e estabelecimentos similares; e o projeto de lei nº 479/2016, assinado pelo deputado Hussein Bakri (PSD), alterando dispositivo da Lei nº 14.984/2005, condicionando a localização, construção e modificação de revendedoras de combustíveis à prévia anuência municipal.

Rejeitadas

Entre as proposições rejeitadas está a emenda da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda ao projeto de lei nº 664/2015, do deputado Nereu Moura (PMDB), obrigando supermercados e estabelecimentos similares a doarem as sobras de alimentos que ainda não tiverem prazo de validade vencido e estiverem em condições de serem consumidos. A emenda tirava do texto a condição de obrigatoriedade, substituindo-a por autorização. O parecer contrário do deputado Péricles de Mello (PT) à emenda da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda ao projeto de lei nº 406/2015, do deputado Paranhos (PSC), garantindo atendimento prioritário ou preferencial e acessibilidade a pessoas com obesidade em grau III, foi rejeitado pela maioria dos membros da comissão. Desta forma, um novo relator deverá ser designado para o texto.

O projeto de lei nº 249/2016, assinado pela deputada Cristina Silvestri (PPS), reconhecendo a União dos Vereadores do Paraná (UVEPAR) como entidade oficial representativa das Associações Microrregionais de Câmaras, das Câmaras Municipais e de Vereadores foi rejeitada, assim como o projeto de lei nº 171/2016, de autoria do deputado Marcio Pauliki (PDT), determinando a destinação de 10%, no mínimo, para a contratação de artistas, grupos, bandas, músicos e afins, locais ou regionais, para apresentação ou shows em exposições, eventos artísticos, culturais, musicais e similares beneficiários de subvenções sociais ou financeiras ou de auxílio financeiro dos poderes públicos ou através deles.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress