Escrito em por

piraquara04

 

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Piraquara, estabeleceu convênio com a Coordenação do Sistema Estadual de Museus (COSEM) e a Secretaria de Estado da Comunicação Social e Cultura (SECC), para a utilização da Rede de Informações Museus Paraná – Pergamum Museus.

Piraquara está entre os dez primeiros municípios do Paraná a estabelecer parceria com o Pergamum Museus. Os servidores da Casa da Memória Manoel Alves Pereira, iniciaram no dia 12 de junho uma capacitação para uso do sistema.

O software foi desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR) em parceria com o Estado do Paraná, para possibilitar a catalogação, gerenciamento, consulta e o acesso público dos acervos dos museus, permitindo por meio da internet a pesquisa de informações técnicas, aprimorando a comunicação.

O Paraná é pioneiro neste projeto que tem como objetivo tratar a gestão dos acervos museológicos do Estado de maneira sistêmica, integrada e padronizada, criando uma base de dados unificada.

O sistema Pergamum Museus é um software que possui as principais funções de atendimento de um museu, garante segurança, organização e controle da informação, digitação e digitalização de dados, registro de fotografias, medição e especificações técnicas do acervo, elabora relatórios e planilhas de controle, facilitando a gestão dos centros de informação. É utilizado por diversas instituições nacionais e internacionais.

SERVIÇO

Casa da Memória Manoel Alves Pereira

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 67 – Centro – Piraquara

Atendimento: Segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 17h

Para visitas guiadas (escolas e grupos), agendar pelo telefone 3590-3605.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)