Escrito em por

DSC_8973

 

Coordenado pelo Deputado Guto Silva, o “Espaço Democrático” chega à Região Metropolitana de Curitiba depois de 16 encontros em cidades pólos do interior do Paraná

Com vistas às eleições deste ano, o Deputado Estadual Ratinho Junior (PSD), pré-candidato ao Governo do Paraná, está percorrendo o estado e ouvindo sugestões da população para a criação do seu Plano de Governo, que será apresentado durante a campanha. Nos dias 13 e 15 de março foi a vez de Fazenda Rio Grande e Colombo receberem a Caravana do Espaço Democrático.

Nos encontros – que estão recebendo o apoio de diversas Lideranças (políticas e religiosas), deputados (estaduais e federais), prefeitos e vereadores – a população é convidada a participar com ideias que possam contribuir para a construção de um novo Paraná, com mais qualidade de vida e oportunidade para todos. Em Fazenda Rio Grande e Colombo, por exemplo, as sugestões foram bem variadas, com foco principal na segurança, saúde e educação.

Exemplo de democracia

Para o Deputado Estadual Ratinho Junior, presidente estadual do PSD e pré-candidato ao Governo do Paraná, o Espaço Democrático é um exemplo da nova maneira de se fazer política. “A Caravana do Paraná Inovador está rodando o estado há um ano, e já ouviu as sugestões de milhares de pessoas. Essas solicitações estão sendo analisadas e, muitas delas, poderão fazer parte do Plano de Governo que vamos apresentar em 2018. Abrimos o diálogo e, mais do que falar, estamos aqui para ouvir as pessoas”, ressaltou o pré-candidato.

Ratinho Júnior destacou ainda que essa nova maneira de fazer política, ouvindo as ideias e reivindicações da população, foi escolhida porque é mais democrática e consegue captar os verdadeiros anseios dos moradores e empresários de cada região. “Não se pode fazer um bom Plano de Governo para todo o Paraná sem a participação popular, apenas com um monte de engravatados fechados em uma sala na capital. Temos que ouvir as pessoas onde elas estão, em suas cidades”, afirmou o deputado do PSD.

Conhecimento e preparo

Bastante entusiasmado com a participação da comunidade, lideranças e políticos de diversos partidos, em seu discurso, Ratinho demonstrou muito preparo e conhecimento em diversas áreas. Entre os muitos assuntos abordados, o pré-candidato do PSD expos alguns importantes dados relacionados a alguns países. “Durante muito tempo, o mundo brigou por petróleo. Hoje existem reservas suficientes para mais de 150 anos. Outro assunto que preocupava a humanidade era a possivel escassez de água doce. O problema ainda assusta, no entanto, Israel já comprovou a possibilidade de transformar água do mar em água doce.

Escassez de alimentos

Então, o desafio agora é a alimentação. Hoje existem 7 bilhões de pessoas no mundo, e só cerca de 5,5 bilhões se alimentam diariamente. Daqui uns 30 anos serão aproximadamente 9 bilhões de pessoas, e só 7 bilhões terão acesso a comida. Onde quero chegar com esses dados é que cada país desenvolvido precisou achar sua vocação, o que fazem melhor. Os Estados Unidos, por exemplo, se especializou em engenharia, indústria bélica e turismo. A Alemanha, em engenharia. Israel, em tecnologia da informação e bélica. Japão e Coreia do Sul, em tecnologia. Esses países quando focaram no que fazem de melhor viraram grandes potencias”, argumentou.

A vocação do Paraná

No que diz respeito ao Brasil, em especial ao Paraná, Ratinho ressaltou que o nosso estado é o maior produtor de alimentos, por metro quadrado, do mundo. “Temos a maior produção de frango do planeta. Somos o segundo maior produtor de carne suína do Brasil e segunda bacia leiteira. Vinte e cinco por cento dos grãos são produzidos pelo Paraná. A Região Metropolitana de Curitiba é a maior produtora de hortifrutigranjeiros do País. Ou seja, nossa vocação é produzir alimentos para o mundo. Sendo assim, temos que nos preparar para isso. Mas também precisamos agregar valores aos alimentos produzidos, o que vai gerar muito mais empregos e riquezas para o Paraná e Brasil”, afirmou.

Prefeito de Fazenda Rio Grande elogia encontro

Durante o encontro em Fazenda Rio Grande, o prefeito da cidade e presidente da Assomec – Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Márcio Wosniak, agradeceu a presença de todas as autoridades, lideranças e comunidade em geral, ressaltando a reunião realizada no Jockey Club, no centro da cidade, local que já recebeu a visita de importantes personalidades. “Aproveito a oportunidade para parabenizar o pré-candidato ao Governo do Estado e os idealizadores desse encontro, verdadeiramente democrático. Digo isso, por que aqui já foram ouvidas as sugestões e reivindicações de 13 lideranças do nosso município, os quais expuseram abertamente suas ideias e anseios para segmentos específicos. Tudo anotado pelo Deputado Ratinho Junior, que com certeza passará para sua equipe. E posso afirmar que foram participações espontâneas, nada montado, pois conheço cada uma dessas pessoas.

Márcio Wosniak enaltece Ratinho e Beto Richa

Após o evento, em entrevista exclusiva ao jornal A Gazeta Metropolitana, Márcio Wosniak declarou que vê em Ratinho Junior muita solidez, força e vontade. “Hoje, durante sua fala, Ratinho passou confiança, juventude, e é isso que a política precisa. As pessoas que vieram ao Jockey Club de Fazenda Rio Grande, nesta noite, viram credibilidade no pré-candidato do PSD e ainda puderam dar sugestões para o Plano de Governo. Acredito que a campanha de Ratinho vai crescer bastante. O vejo como um forte candidato a Governador e tudo indica que ele contará com o apoio da população da nossa cidade.

Durante a conversa, Márcio Wosniak fez questão de enaltecer também o atual Governador do Paraná. “Sem sombra de dúvidas, foi no Governo de Beto Richa que a Fazenda Rio Grande recebeu o maior recurso para seu desenvolvimento. Foram mais de R$ 500 milhões em várias áreas, como ampliação da rede elétrica, melhorias nos serviços da Sanepar, gás natural pra nossas indústrias, pavimentações, saúde, segurança. Enfim, nesses quase oito anos de gestão, só tenho que ressaltar o trabalho de Beto Richa. Acredito que ele vai entregar o mandato sem problemas, e quem sabe o Ratinho dará continuidade a esse trabalho”, argumentou o prefeito.

Colombo recebe grandes lideranças

No encontro de Colombo, entre as muitas lideranças políticas da RMC que já sinalizaram apoio a Ratinho Junior, destacamos as presenças dos Prefeitos Marcus Tesserolli, o Marquinhos (Piraquara), e Bihl Zanetti (Campina Grande do Sul)

Para Marquinhos (PSD), o pré-candidato de seu partido ao Governo, tem muitas chances de vencer as próximas eleições. “Atualmente, existe um apelo para que haja uma nova política com novos políticos. A população clama por modernidade, novas ideias e posturas diferentes das que temos acompanhado. É preciso seriedade, comprometimento e preparo, e acredito que o Ratinho é o pré-candidato que representa essa nova geração de políticos que o Paraná e o Brasil querem”, afirmou Marcus Tesserolli.

Para Bihl Zanetti, os pedidos da população de Colombo não é muito diferente das solicitações dos moradores e empresários de Piraquara, Campina Grande do Sul e de tantas outras cidades da Região Metropolitana de Curitiba. “Sabemos das dificuldades, porém, temos o privilégio de ter um pré-candidato a Governador que tão bem conhece esses municípios. Se perguntarmos onde fica a Colônia Faria, o São Dimas, o mercado Rio Verde e tantos outros locais de Colombo e municípios vizinhos, o Ratinho sabe responder. Por ter coordenado a SEDU, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, ele conhece como poucos as cidades da Região Metropolitana e do Paraná. E um Governador que conhece bem o seu estado, com certeza, fará a diferença. Ratinho tem uma história muita bonita com a RMC, uma gratidão. Sendo assim, vai retribuir, e muito, caso seja eleito Governador do Paraná”, ressaltou Bihl Zanetti.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)