Escrito em por

carambei04

 

A cidade de Carambeí, também conhecida como terra dos imigrantes, possui diversos atrativos turísticos que, devido à privilegiada paisagem existente no local, são formados por campos e cachoeiras, contribuindo para o desenvolvimento do segmentos do turismo rural e ecoturismo.

Localizada na região dos Campos Gerais, a 137 km de Curitiba e 20 km de Ponta Grossa, a cidade de Carambeí, conhecida como a Holanda brasileira, possui diversos encantos naturais que surpreenderam o naturalista francês Auguste Saint-Hilaire, quando visitou a região por volta de 1820.

De colonização tropeira e europeia – principalmente holandesa, Carambeí também oferece uma rica gastronomia composta por pratos como tortas, bolachas confeitadas e a exótica comida indonesiana, que junto com as danças, costumes, traços arquitetônicos e demais características culturais trazidas pelos imigrantes, fazem com que ao visitar a cidade os turistas sintam-se na Europa.

Entre os atrativos que se destacam em Carambeí estão a Casa da Memória, que possui elementos que retratam a história do município; o Moinho do Artesão, ícone da colonização holandesa; a Capela Nossa Senhora Imaculada Conceição, onde está armazenada a imagem da santa encontrada num rio por um pescador; a Represa dos Alagados, área de conservação ambiental; além dos rios e cachoeiras que proporcionam a prática do turismo de aventura.

Outra opção para quem deseja conhecer um pouco mais da região é visitar a Cooperativa Agrícola Batavo, onde é possível conhecer os processos e funcionamento de uma cooperativa. Na cidade também existem iniciativas de promoção e aperfeiçoamento do turismo local, como o Parque Histórico de Carambeí, um projeto que visa preservar e difundir elementos da história do município.

No que diz respeito aos roteiros existentes na região, a “Rota Holandesa”, que engloba Carambeí, Castrolanda e Arapoti é uma das mais conhecidas, sendo que a cidade, como parte da região dos Campos Gerais no Paraná, também faz parte de um roteiro estadual denominado Rota dos Tropeiros.

Por fim, a terra dos imigrantes, ainda promove o turismo de negócios e eventos através de atividades como as Cavalgadas, realizadas três vezes ao ano; a Festa dos Imigrantes, que ocorre todos os anos em comemoração ao aniversário da cidade; e a Expocarambeí, destinada a expositores e compradores de gado leiteiro.

carambei08 carambei06 carambei05 carambei03 carambei02 carambei01

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)