Escrito em por

colombo01

 

Além da dengue, o mosquito Aedes Aegypti também é transmissor da febre chikungunya e do zika virus

Não deixar a água parada e manter calhas, ralos, caixas d’água sempre limpas e fechadas são algumas das medidas que podem ser adotadas no combate contra o mosquito Aedes aegypti, que é responsável por transmitir a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus.

No dia 08 de dezembro, a Prefeitura Municipal de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu uma mobilização de combate à proliferação do mosquito. Para isso, os Agentes de Controle de Endemias estiveram presentes nos Terminais Guaraituba e Maracanã, na Regional Osasco, nos sinaleiros das regiões do Maracanã e Guaraituba, em frente ao Park Shopping Maracanã e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com o objetivo de levar informações sobre o assunto à população colombense.

“É importante que a população saiba como combater o mosquito e quais são os sintomas da doença para que procure um atendimento adequado. Os agentes de saúde e as Unidades Básicas de Saúde estão à disposição da população para informar e ajudar no que for preciso”, disse a Prefeita Beti Pavin.

Além disso, o setor de controle vetorial do município, que conta com 28 profissionais destinados exclusivamente a atividades relacionadas à dengue, chikungunya e zika, esteve nas 24 Unidades de Saúde para abordar a temática.

A ação continua

Para que a proliferação do Aedes aegypti continue sendo combatida “a população também pode fazer a sua parte limpando e tirando a água de possíveis locais propícios à proliferação do mosquito, como por exemplo, pneus, garrafas, vasos, potes, latas, lonas, plásticos e vasos sanitários desinstalados”, disse o Secretário de Saúde, Darci Martis Braga.

Além disso, é possível ainda entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente por meio do telefone 3656-4849, para solicitar informações sobre os dias de recolhimento dos diversos tipos de resíduos sólidos considerados recicláveis, assim como os procedimentos para a devida disposição do lixo para a coleta pública.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)