sexta-feira, 19 de abril de 2024
Campanha Dezembro Verde combate o abandono de animais

Campanha Dezembro Verde combate o abandono de animais

pinhais04

 

Este é um problema que acaba se intensificando nesta época do ano, por conta do período de férias, viagens e festas de final de ano

Entre as ações que dizem respeito à causa animal, realizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), por meio da Divisão de Bem-Estar Animal (DIBEA), a mais recente é a Campanha Dezembro Verde. A ação, aderida por várias cidades brasileiras, visa conscientizar sobre o abandono de animais.

Este é um problema que acaba se intensificando nesta época do ano, por conta do período de férias, viagens e festas de final de ano. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, no Brasil existem 30 milhões de animais em situação de rua, na maioria vítimas de abandono.

Em Pinhais, a DIBEA realiza inúmeras ações que visam incentivar a guarda responsável. Vale destacar o Programa de Castração Gratuita para cães e gatos; Fiscalização de maus-tratos a animais; Mutirão de Vacinação e Microchipagem; feira de adoção; Mini Hospital Veterinário; Programa com os Acumuladores de Animais e Objetos; Banco de Ração; Cão Comunitário; atividades realizadas em escolas para conscientizar a comunidade desde cedo; entre outras atuações.

Sobre os trabalhos desenvolvidos pela Divisão de Bem-Estar Animal, a diretora Daniele Guimarães enaltece a preocupação da DIBEA em atender a crescente demanda do abandono de animais em vias públicas. “A presença de cães nas ruas, infelizmente, tem acompanhado o crescimento populacional. A capacidade de suporte das cidades, com alimento e abrigo para os animais, o abandono e a presença de animais semi-domiciliados, dificultam as ações de controle reprodutivo e tornam a presença de animais nas ruas um desafio para a administração pública. Atualmente, reconhece-se que o extermínio de cães de rua e o recolhimento de animais constituem estratégias ineficientes e proibidas para controle populacional. Sendo assim, desenvolvemos diversas ações com o intuito de diminuir o sofrimento do animal, bem como contribuir para a promoção da saúde única”.

Portanto, ninguém é obrigado a ter um animal de estimação, entretanto, ao fazer esta escolha assumem-se as responsabilidades pelos cuidados necessários ao bem estar de seus bichinhos, este é um princípio básico da Guarda Responsável.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress