Escrito em por

pinhais010

 

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, a 19ª Campanha Nacional da Vacinação contra a Influenza foi prorrogada até o dia 15 de junho. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação ocorre nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Pinhais e imunizará pessoas dos grupos prioritários.

De acordo com Iria Aparecida Noli Ruon, da Gerência de Infectologia e Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde é extremamente importante atingir os grupos prioritário com a vacinação. “Os grupos preestabelecidos correspondem à população com maior risco de desenvolver complicações graves da doença, sendo muito preocupante a baixa cobertura apresentada para as crianças, gestantes e puérperas”, destaca Iria.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco. Incorporada no Programa Nacional de Imunizações em 1999, a estratégia de vacinação contra a influenza tem o propósito de reduzir internações, complicações e mortes pela doença no Brasil.

Grupos prioritários para a vacinação

Crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto); trabalhador de saúde; professores; povos indígenas; pessoas com 60 anos ou mais de idade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Serviço

A vacina está disponível nas Unidades de Saúde da Família, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)