Escrito em por

pinhais11

 

Primeiramente, somente idosos e profissionais da saúde serão imunizados. Proteger os idosos do vírus influenza evita-se uma sobrecarga do sistema respiratório que agravaria um eventual ataque do novo coronavírus

No dia 23 de março, terá início a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (Influenza) de 2020, em Pinhais. Neste primeiro momento, somente idosos e trabalhadores da área de saúde serão imunizados por estarem no grupo prioritário, uma vez que estão mais expostos ao novo coronavírus, também chamado de Sars-Cov-2.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que as pessoas com mais de 60 anos serão os primeiros a serem vacinados por estudos mostrarem que estão mais suscetíveis às complicações do novo coronavírus. Importante ressaltar que isso não significa que a vacina evita o ataque do Sars-Cov-2.

O que ocorre é que ao proteger os idosos do vírus influenza (causador da gripe), evita-se uma sobrecarga do sistema respiratório que agravaria um eventual ataque do novo coronavírus. A vacinação também ajuda a diferenciar entre gripe e a Covid-19, a doença desencadeada pelo Sars-Cov-2. Portanto, quem recebeu a dose, porém apresenta sintomas como tosse e falta de ar, provavelmente não é o vírus influenza que os está causando.

Visando reduzir os riscos de disseminação do COVID 19 em Pinhais, a Campanha de Vacinação contra a Influenza acontecerá fora das Unidades de Saúde da Família, conforme locais abaixo, em quadras cobertas, mas com ambiente aberto:

Escola Municipal Aroldo de Freitas – Rua Pedro Fanor, 517, bairro Emiliano Perneta;

Escola Municipal Chafic Smaka – Rua Nilo Peçanha, 76, bairro Jardim Amélia;

Escola Municipal Clementina Cruz – Rua Guilherme Weiss, 597, bairro Estância Pinhais;

Escola Municipal Felipe Zeni – Rua Corbélia, 329, bairro Alto Tarumã;

Escola Municipal Frei Egídio Carlotto – Ruas Crescêncio Batista, 6151, bairro Atuba;

Escola Municipal Guilherme Ceolin – Rua Cassiano Ricardo, 834, bairro Vargem Grande;

Escola Municipal José Brunetti Gugelmin – Rua Malásia, 385, bairro Pineville;

Escola Municipal Lírio Jacomel – Rua Azaléa, 144, bairro Jardim Karla;

Escola Municipal Marins de Souza – Avenida Juriti, 168, bairro Jardim Claudia;

CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados – Rua Rio Trombetas, bairro Weissópolis;

Centro da Juventude – Rua Ataulfo Alves, s/nº, bairro Maria Antonieta.

Outras fases da vacinação

A Secretaria de Estado da Saúde informa que a segunda fase inicia a partir do dia 16 de abril e abrangerá professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Já a terceira e última fase terá início no dia 9 de maio, abrangendo crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes; mulheres que tiveram parto recente (puérperas), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos, que neste ano também fazem parte do grupo prioritário.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)