Escrito em por

comec01

 

A Comec realizou, na tarde de sexta-feira, dia 10, a primeira reunião da Câmara Técnica do Sistema Viário Metropolitano, no ano de 2020.

A CTSV é uma instância colegiada de deliberação técnica, de caráter consultivo, que tem por objetivo promover a gestão integrada do conjunto de vias de interesse comum dos municípios metropolitanos.

Um dos principais assuntos deliberados durante a reunião, foi a apresentação e votação do Plano de Mobilidade do município de Araucária, um importante instrumento que estabelece a estratégia de intervenção em matéria de organização de acessibilidades e gestão de mobilidade, definindo um conjunto de ações e medidas que contribuam para a implementação e promoção de um modelo de mobilidade mais sustentável.

A elaboração do Plano de Mobilidade tornou-se obrigatória para municípios com mais de 20 mil habitantes ou que façam parte de regiões metropolitanas, a partir da Política Nacional de Mobilidade Urbana aprovada em 2012 (Lei Federal nº 12.587/2012), devendo estar integrado ao Plano Diretor.

O município apresentou também algumas sugestões de alterações de diretrizes metropolitanas, buscando viabilizar suas implementações. Tanto o Plano de Mobilidade quanto as sugestões apresentadas foram aprovadas pela Câmara Técnica.

Durante o encontro, foram debatidas e aprovadas também algumas alterações em diretrizes existentes no município de São José dos Pinhais, e feita uma apresentação por parte de empresários, de sugestão para a implementação de uma nova via-parque entre os municípios de Almirante Tamandaré e Curitiba – beneficiando o transporte coletivo na região; e de um novo parque metropolitano como uma nova opção de lazer para a população local.

Estiveram presentes representantes do IPPUC, Dnit, DER, Comec, Araucária, Almirante Tamandaré e São José dos Pinhais.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)