quinta-feira, 25 de abril de 2024
Taxistas de São José dos Pinhais farão uso de aplicativos sob regulamentação do Executivo

Taxistas de São José dos Pinhais farão uso de aplicativos sob regulamentação do Executivo

Câmara Municipal de São José dos Pinhais

Sessão 22/09/2015

por Angelo Stroparo

Na sessão de quinta-feira (24), a Câmara de São José dos Pinhais votou o Projeto de Lei nº 623/2015, que regulamenta o uso de mídia social como ferramenta para permissionários e usuários do serviço de transporte público.

Após polêmica, finalmente, o Projeto de Lei nº 623/2015, de autoria do vereador Ailton Fenemê (SDD), foi aprovado por unanimidade, em discussão e votação única. Desta vez, a votação ocorreu diante de um plenário não tão cheio como nas sessões anteriores, quando a semente da polêmica germinou por conta de um pedido de vistas e a apresentação de uma emenda do vereador Gastão Vosgerau (PSDB).

Ânimos exaltados

O clima chegou a ficar tenso na sessão de terça-feira (22), quando taxistas e representantes da categoria abandonaram a sessão com protestos exaltados. Na ocasião, inclusive, foi preciso a intervenção do Presidente da Câmara, vereador Sylvio Monteiro (SDD), exigindo ordem, tão logo era enviada a proposta de emenda de Vosgerau.

Depois da tempestade, a bonança

Porém, na votação, o clima foi de tranquilidade e de satisfação, tanto da parte dos parlamentares quanto dos trabalhadores. Para Roberto Guerra dos Santos, taxista, 40 anos, o tumultuo visto na sessão anterior se deveu ao receio dos permissionários de que o uso de aplicativos fosse restrito ou até mesmo proibido. “Não era nada pessoal! Mas, sim, a manifestação de um povo que percebia seu projeto sendo ameaçado. Nossa categoria não suporta ver, a cada dia, o aumento da quantidade de carros oriundos de Curitiba buscando passageiros, pelos aplicativos, em São José dos Pinhais!”, explicou Santos.

Bom para os dois lados

Vereador Gastão Vosgueral
Vereador Gastão Vosgueral

Para o vereador Gastão Vosgerau, são raras as oportunidades nas quais uma votação consegue satisfazer todos os lados. De acordo com o parlamentar, este foi um caso de sucesso unânime. “Fico feliz de poder votar um projeto e observar que houve satisfação geral, atendendo as expectativas dos permissionários, tendo a certeza de que os munícipes terão a facilidade, garantia e segurança de ter um serviço digno e bem controlado pela Prefeitura”, comentou.

O Projeto segue agora para o Poder Executivo e, segundo Vosgerau, que é o líder do Governo na Câmara, vai ser tratado em caráter de urgência e sancionando o mais breve possível para que, assim, seja remetido o mais breve possível à Câmara e passe a vigorar.

Projeto de Lei que regulamenta os Food Trucks é aprovado

Vereador Luiz Paulo
Vereador Luiz Paulo

Durante a sessão de quinta-feira (24), também foi aprovado o Projeto de Lei nº 586/2015, de autoria do vereador Luiz Paulo (PSB). O Projeto regulamenta a atividade conhecida como Food Trucks, termo em inglês cuja tradução livre é “caminhão de comida”. O significado relaciona-se à ideia de uma espécie de restaurante sobre rodas. A modalidade já é bastante conhecida e usada em todo país.

Requisitos

De acordo com a assessoria de comunicação da Câmara, os objetivos principais da regularização do ramo, em São José dos Pinhais, são: fomentar o empreendedorismo, propiciar oportunidades de formalização e promover o uso democrático e inclusivo do espaço público. O projeto determina que os Food Trucks deverão obedecer a requisitos como existência de espaço físico adequado, adaptação do equipamento às normas sanitárias e de segurança alimentar, além de exigir compatibilidade entre o equipamento e o local pretendido, levando em consideração leis de trânsito, fluxo de pedestres e automóveis, além das regras de uso e ocupação do solo.

Novas oportunidades

Para o autor, vereador Luiz Paulo, a criação da lei trará novas oportunidades para a população e o comércio em geral, mas, principalmente à atividade comercial do ramo alimentício. “Queremos proporcionar à população formas alternativas de consumo de produtos. Os Food Trucks são sucesso em todo mundo, e acredito que em São José dos Pinhais não será diferente”, disse o vereador, ressaltando que com a padronização e legalização da atividade haverá maior controle dos produtos comercializados nas áreas públicas, controle sanitário e de descarte de resíduos. O projeto, agora, segue para análise e sanção do Poder Executivo.

Professor Marcelo critica veto do Executivo a Projeto de Lei 574/2015

Vereador Marcelo
Vereador Marcelo

Na sessão de terça-feira (22), o vereador Professor Marcelo (PV), durante as explicações pessoais, mostrou indignação por conta do veto integral do Executivo ao Projeto de Lei nº 574/2015, de sua autoria, que doa terreno do Município ao Estado para ampliação do Colégio Estadual Professor Angelina Ana Maria Cônsulo do Prado, na Rua Dr. Murici, bairro Costeira – que também abriga o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC).

Impasse entre Município e Estado

De acordo com o vereador, diariamente, alunos e professores são submetidos às más condições de trabalho e estudo devidas ao espaço insuficiente das acomodações atuais. “São mais de mil alunos, hoje, em condições inadequadas, onde faltam salas para atendimento aos pais e até banheiros são precários. O Estado não reforma porque o prédio é do Município, que, por suas vez, não arruma porque o Estado usa as instalações”, comentou.

Marcelo criticou o veto do Executivo, ressaltando que o objetivo do PL 574/2015 é, justamente, oferecer boa infraestrutura e dignidade para os alunos e professores. “É incrível como se fala em valorizar o ensino, mas, quando surge a oportunidade de se fazer algo, acha-se um probleminha aqui e ali, impedindo a realização. Fica aqui minha indignação!”, concluiu.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress