sábado, 20 de abril de 2024
Câmara derruba veto a projeto de lei que doa terreno ao Estado para construção de novo prédio do CAIC

Câmara derruba veto a projeto de lei que doa terreno ao Estado para construção de novo prédio do CAIC

Câmara Municipal de São José dos Pinhais

Sessão 20/10/2015

por Renata Teixeira Gomes

Vereador Professor Marcelo, autor do projeto, pediu a colaboração dos demais colegas para promulgação da lei.

Vereador Professor Marcelo
Vereador Professor Marcelo

A Câmara derrubou, por 18 votos a 2, o veto do Executivo ao Projeto de Lei nº 574/15 que autoriza a Prefeitura a doar parte de um terreno ao Estado para a construção de um novo prédio para o Centro Integral à Criança e ao Adolescente – CAIC, localizado no bairro Costeira. A autoria do projeto é do Vereador Professor Marcelo.

O Caic abriga a Escola Municipal Rosi Machado Marchesini, a Escola Estadual Angelina Annamaria Consolo do Prado e, ainda, o Cemei Recanto de Gente Miúda. Segundo a justificativa, apesar de o terreno ser grande, a área efetivamente construída não é suficiente para a demanda de alunos na região, o que, segundo o IBGE, tende a aumentar muito nos próximos anos.

O Vereador Professor Marcelo fez uso da palavra em tribuna para discordar do veto e pedir apoio aos colegas. “O Executivo diz que há invasão de competência e vício de iniciativa, mas, segundo a Constituição, é dever privativo dos municípios, incluindo o Legislativo e Executivo, a administração e utilização de bens púbicos”. Marcelo afirmou que, em sua opinião, falta boa vontade do executivo e respeito aos vereadores. “É fácil falar em valorização da educação, difícil é fazer na prática”, finalizou.

Votaram contra a derrubada do veto os vereadores Gastão Vosgerau e Luiz Monteiro. “O que adianta doar um terreno para o Estado se o Governo não faz nada com ele?”, disse Luiz Monteiro, que citou o exemplo de uma área no bairro Cidade Jardim que foi doada ao Estado para construção de uma nova Delegacia Cidadã. “O terreno está abandonado, causando um problema maior, pois, virou um ponto de uso de drogas”, justificou. Com a derrubada do veto, o projeto de lei será promulgado e passa a valer a partir da data de sua publicação.

Cruzada dos 200 mil chega ao Jardim Fátima

Na sexta-feira (09), o presidente da Câmara Municipal, Sylvio Monteiro, reuniu-se com residentes do Jardim Fátima para reunião em prol da cruzada em busca dos 200 mil eleitores.

O encontro contou com a presença dos vereadores Leandro da Nifer, Lucia Stoco, Luiz Paulo e representantes dos vereadores Ailton Fenemê e Wilson Cabelo. Os moradores da localidade aproveitaram a oportunidade para fazer perguntas e esclarecer dúvidas. “É importante que a população se interesse e queira saber os motivos pelos quais estarmos tentando alcançar essa marca e mudar a história do povo são-joseense”, disse o presidente Sylvio Monteiro.

Grande parte dos que vivem em São José dos Pinhais não fizeram a transferência de título para o município. Se as pessoas que votam em outras regiões mudarem o título para São José, o número de eleitores aumentará e isso fará com que a representatividade da cidade aumente a nível federal e estadual.

O Jardim Fátima precisa de muitas melhorias no que diz respeito à saúde, segurança, transporte, educação, saneamento básico, etc. Durante a reunião alguns moradores manifestaram indignação com a atual situação enfrentada por eles. “Ruas esburacadas, saúde precária, assaltos e mais assaltos. Como viver bem se não temos o básico e essencial”, disse jovem mãe que vive há anos na localidade.

Vereadores parabenizam professores por seu dia

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de quinta-feira, 15, os vereadores fizeram uso da palavra para homenagear a todos os professores pela passagem de seu dia. Em seus discursos, os legisladores pediram maior valorização da profissão e da educação de modo geral.

O Vereador Professor Marcelo lembrou a importância do trabalho de professores voluntários. “Com apenas um quadro e um giz na mão eles têm a responsabilidade de preparar o futuro do Brasil”. Já para o Vereador Professor Abelino, que é Presidente da Comissão de Educação da Câmara, a data é um momento de comemoração, mas também de reflexão. “Nunca devemos esquecer o que aconteceu no Centro Cívico no último 29 de abril. Nós, políticos, temos a obrigação de fazer o melhor pela categoria”, disse.

Os demais vereadores destacaram a participação dos professores não só na instrução, como também na educação de crianças e adolescentes. “Os professores praticamente têm assumido a função dos pais, pois, eles passam a maior parte do dia com os alunos, já que, atualmente, pai e mãe precisam trabalhar em tempo integral”, explicou o Vereador Alberto Setnartsky.

Também usaram a palavra os vereadores Onildo, Leandro da Nifer, Nina Singer, Carlos Machado, Luiz Paulo, Luiz Monteiro, Gastão Vosgerau, Mari Temperasso, Lúcia Stoco e Tadeu Camargo. “Agradecemos a todos os professores que se dedicam e realizam seu trabalho com muito amor à profissão. Peço aqui mais investimentos na área e melhor aplicação de recursos, pois, só assim iremos valorizar nossos educadores”, afirmou Nina Singer.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress