quarta-feira, 24 de abril de 2024
Aquisição de terreno para novo Colégio Tiradentes é destaque na Câmara de São José dos Pinhais

Aquisição de terreno para novo Colégio Tiradentes é destaque na Câmara de São José dos Pinhais

Câmara Municipal de São José dos Pinhais

Sessão 15/06/2015

por Angelo Stroparo

Dentre os assuntos debatidos pelos vereadores na sessão de terça-feira, além do novo Colégio Tiradentes, possíveis irregularidades em aterro no Jardim Ipê e 5º Semana Municipal de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa também tiveram espaço. O artista plástico Antônio Lucio dos Santos esteve presente e deixou exposição de obras nos corredores da Casa.

Tribuna

Vereadora Lucia
Vereadora Lucia

A vereadora Lucia Stoco (PSD) destacou, ao iniciar o discurso na tribuna da Câmara, durante a sessão de terça-feira (16), a exposição de quadros do artista plástico Antônio Lucio dos Santos. As obras permanecerão exibidas no saguão de entrada do plenário do legislativo até 24 de julho. Santos nasceu no estado de Minas Gerais, em 1951. Atualmente reside em São José dos Pinhais, bairro Jardim Santana.

Colégio Estadual Tiradentes I

O segundo assunto tratado por Lucia relacionou-se ao Colégio Estadual Tiradentes, instituição da qual a vereadora foi professora e diretora. A parlamentar ressaltou a luta que trava há anos a fim de viabilizar a construção de um novo prédio e se queixou. “O que fazemos de bom para a população nunca é percebido, mas o que não conseguimos fazer é bastante criticado”, lamentou Lucia, se referindo ao fato de não ter conseguido realizar a compra da área destinada às novas instalações do colégio.

Porém, a vereadora se disse satisfeita com a notícia de que a prefeitura fará a aquisição de um terreno pela quantia de R$ 2 milhões. “Há 15 anos meu pai já pedia e depois, na sequência, eu mesma dei continuidade nas solicitações por um novo colégio. Agora tive a grata notícia que a Fundação Itaqui venderá o terreno para a prefeitura, fico feliz com isso”, afirmou Lucia.

Aterros no Jardim Ipê

O vereador Professor Abelino (PT) chamou a atenção para a situação do terreno ao lado da Multilit, na entrada do Jardim Ipê. Segundo o parlamentar há a suspeita de que os aterros são irregulares e têm sido feitos na localidade com frequência. De acordo com o vereador aquela é uma área de preservação ambiental (APA) e, portanto, tanto o corte de árvores quanto o descarte de materiais são práticas proibidas, cujas penalidades aos infratores são previstas em lei.

Explicações pessoais

Colégio Estadual Tiradentes II

A vereadora Mari Temperasso (PSDB) fez uso da palavra para parabenizar os pares na Casa, o Poder Executivo e a população são-joseense pela conquista da aquisição do terreno no qual será construído o novo Colégio Tiradentes. “Gostaria de falar que esta não é uma conquista minha, particular da vereadora Mari Temperasso, mas sim uma vitória do povo de São José dos Pinhais”, afirmou a vereadora.
Mari ressaltou que a construção era inadiável, posto que o prédio antigo, segundo a parlamentar, está em condições precárias, apesar de reformas terem sido realizadas em 2014. “Ano passado foram investidos R$ 150 mil no telhado e não resolveu quase nada”, afirmou Mari.

Reinauguração da Unidade de Saúde no Afonso Pena

Vereador Luiz Monteiro
Vereador Luiz Monteiro

O vereador Luiz Monteiro (PSB) parabenizou o par, Professor Abelino, pela coragem demonstrada na denúncia referente ao aterro no Jardim Ipê e pela dedicação à população que o elegeu. Monteiro também congratulou o prefeito e o secretário de saúde pela reinauguração da Unidade de Saúde do Afonso Pena, na segunda-feira (15). “Ficou muito boa a instalação, o atendimento e a população está aparecendo, buscando o serviço público”, comentou.

Aterro no Ipê

Vereador Gastão Vosgerau
Vereador Gastão Vosgerau

O vereador Gastão Vosgerau (PSDB) argumentou contra as informações apresentadas por Professor Abelino, sobre supostas irregularidades no aterro na localidade do Jardim Ipê. O parlamentar afirmou que possui toda documentação que atesta isenção da Secretaria Municipal do Meio Ambiente no caso (Vosgerau era Secretário da referida pasta a época dos ofícios encaminhados por Abelino, os quais solicitavam providências quanto à situação de possível irregularidade nos aterros).

Cortesia com chapéu alheio

Vosgerau ressaltou aos presentes que muitos políticos em época de campanha adotam, como estratégia eleitoral, a conhecida prática de “fazer cortesia com chapéu alheio”. “É fácil fazer campanha trabalhando, fazendo cada um a própria parte, mas, não sei por que, muitos adotam a deslealdade”, argumentou Vosgerau.

5ª Semana Municipal de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

O vereador Luiz Paulo (PSB) destacou a 5º Semana Municipal de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. O evento, que teve início na segunda-feira (15), é promovido pela Secretaria de Assistência Social e foi inspirado pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, instituído no dia 15 de junho de 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU). O tema da Campanha de Conscientização deste ano é “Envelhecer com dignidade é direito”.

O vereador esteve presente na abertura da campanha e ressaltou a importância do idoso na construção da sociedade e a necessidade de inclusão social dos mesmos. “A pior violência que o idoso sofre, talvez, não seja a física, mas sim aquela que não oferece dignidade, respeito e consideração a pessoa do idoso, que são homens e mulheres que ajudaram a construir nosso país”, comentou Luiz Paulo.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress