Escrito em por

por Noelcir Bello

Câmara de Quatro Barras presta homenagem a estudantes do Município

Na sessão do dia 26, segunda-feira, a Câmara de Quatro Barras prestou uma bonita homenagem aos alunos do Município que participaram da 3ª Conferência Estadual da Juventude, realizada nos dias 17 e 18 deste mês, em Pinhão-PR

IMG_9312

Dentre eles Letícia C. Lara, Helena P. Martins, Gisele V. Estevão, Lucas P. Cordeiro, João Jordano Brandalise, além da professora Janaina Martinez e de Claudio de Jesus. Durante à Conferência, os representantes de Quatro Barras apresentaram proposições de políticas públicas para atender as demandas dos jovens, visando integra-las ao Estatuto da Juventude. Na oportunidade, o jovem João Jordano Brandalise foi eleito um dos 51 delegados para representar o Paraná na Conferência Nacional da Juventude, que vai acontecer no mês de dezembro, em Brasília.

Conselho da Juventude de Quatro Barras

Em discurso na Câmara, a Professora Janaina Martinez agradeceu a todos os envolvidos na realização das Conferências Municipal e Regional, que permitiram a participação dos alunos de Quatro Barras na Confência Estadual. De acordo com Janaina, participaram da Conferência Estadual, aproximadamente, 400 jovens. Destaque para algumas bandeiras defendidas pelos estudantes, como o passe livre, regulamentação da meia entrada e maioridade penal. Os jovens estão propondo ainda a criação do Conselho Municipal da Juventude de Quatro Barras.

Toto propõe projeto para reserva de vagas especiais

vereador totoa

Ainda durante os trabalhos da Casa de Leis do Município, foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei de autoria do Presidente da Casa, vereador Antonio Cézar Creplive, o Toto (PSDB), que determina a reserva de vagas para idosos, gestantes e deficientes em mercados, shoppings e órgãos públicos da cidade. As vagas especiais devem ser destacadas através de pinturas diferenciadas, com cores específicas para cada situação.

Corregedoria e Ouvidoria da Guarda Municipal

Na última segunda-feira (26), a Câmara aprovou ainda a criação da Corregedoria e Ouvidoria da Guarda Municipal. Agora, o munícipes poderão, se necessário, denunciar possíveis abusos de poder por parte da Guarda. E, ao mesmo tempo, os agentes municipais de segurança contarão com um departamento onde serão ouvidos e poderão se defender das acusações, se elas existirem.

Pagamento de IPTU

vereador andreatta

O vereador Angelo Andreatta (PMDB) foi à tribuna comentar sobre o aumento no IPTU, previsto para 2016. Segundo o parlamentar, o acréscimo no Imposto Predial e Territorial Urbano ficou em torno de dez por cento. Ao mesmo tempo, foi retirado o desconto de 20 por cento para o pagamento à vista. Segundo Andreatta, a adesão para pagamento à vista, em 2016, foi muito boa. “Agora, certamente, será prejudicado por conta deste aumento”, argumenta.

Andreatta também lamentou o falecimento de seu Antonio Santoni, ex-prefeito de Quatro Barras.

Tijolos ecológicos

vereador leonardo presa

Leonardo Presa (SDD) sugeriu projeto para que o Município implante o programa de incentivo ao uso de tijolos ecológicos, feitos a partir de restos de caliças de obras, o que, segundo Presa, resultará em uma economia de até 50 por cento, além de coloborar com a preservação do meio ambiente.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)