terça-feira, 23 de abril de 2024
Vereadores de Quatro Barras debatem projetos de grande interesse da população

Vereadores de Quatro Barras debatem projetos de grande interesse da população

Câmara Municipal de Quatro Barras

Sessão 15/06/2015

por Noelcir Bello

Em sessão realizada na última segunda-feira, dia 15, diversos assuntos foram debatidos na Câmara Municipal de Quatro Barras, dentre eles podemos citar a aprovação do Plano Municipal de Educação, a reposição salarial dos servidores municipais e a Moção de Aplausos e Congratulações a dois paratletas da cidade.

Diversos requerimentos também foram encaminhados à Casa, como o que solicita a criação de um curso pré-vestibular gratuito em Quatro Barras, e outro que dispõe sobre a instalação de 15 lixeiras no município para o descarte do lixo orgânico.

Moção de Aplausos

Vereador Totó
Vereador Totó

Ao iniciar a sessão, o Presidente da Câmara, Vereador Antonio Cezar Creplive, o Totó, colocou em votação o Título de Moção de Aplausos e Congratulações a dois paratletas do município. O Título foi sugerido pelo vereador Leonardo sob a justificativa de que os dois atletas são grandes exemplos.

A atleta Marilice de Mello Vieira, por exemplo, depois de sofrer um AVC (acidente vascular cerebral), passou muito tempo fazendo fisioterapia, presa a uma cadeira de rodas. Porém, em 2002, após ter iniciado no Tênis de Mesa, onde se tornou campeã paraolímpica, passou a se locomover apenas com ajuda de uma bengala.

Já Sincler Trevisan, que sofreu um acidente automobilístico, também encontrou no Tênis de Mesa uma força para continuar a caminhada e se tornar um grande campeão paraolímpico na modalidade.

Lei para transporte pesado

De acordo com a Lei 15/2015, aprovada por unanimidade pela Casa, o Executivo Municipal passa a exigir que ao ser realizado o transporte de cargas nas ruas Vicente Vidolin, Nossa Senhora da Luz, e Estrada da graciosa, no Palmitalzinho, todos os caminhões pesados serão obrigados a solicitar autorização na Secretaria da Ordem Pública para circular nestas vias. O objetivo da lei é manter a conservação das ruas com uma pavimentação asfáltica de qualidade, garantir uma fácil locomoção aos moradores da região e o transporte da produção.

Reposição salarial

Outro projeto muito importante votado na sessão do dia 15 foi a reposição salarial dos funcionários públicos do município. Conforme o projeto, enviado à Câmara pelo Prefeito Loreno Tolardo, o aumento dos salários será retroativo ao mês de janeiro de 2015. No entanto, alguns vereadores afirmaram que a reposição ainda não é a ideal.

Plano Municipal de Educação

O Plano Municipal de Educação, que em sua elaboração contou com a participação da comunidade escolar, vereadores, servidores públicos, pais e representantes de sociedade, foi votado e aprovado por unanimidade em primeira votação. A segunda votação foi realizada na manhã de terça-feira, dia 16, em sessão extraordinária.

Uma das diretrizes aprovadas no Plano garante à Secretaria de Educação firmar convênios com empresas, através de projetos que disponibilizem doações que serão abatidas do imposto de renda das mesmas. O montante será aplicado no combate à evasão escolar.
Por sugestão da Comissão de Educação, as propostas pedagógicas devem contemplar a integração entre as diversas áreas de conhecimentos e valores, enaltecendo a educação ambiental, o ensino religioso e a família.

Na oportunidade, o vereador Andreata destacou que com a aprovação de algumas emendas, a curto prazo, o município poderá contratar uma equipe para atuar de forma exclusiva atendendo a escola especial.

Vereador Andreatta
Vereador Andreatta

Para Andreata, outro ponto importante foi a grande participação efetiva de toda a comunidade escolar. O vereador lembrou ainda que os profissionais que atuam na área da educação serão ainda mais valorizados com a implantação do Plano.

Lixeiras para orgânicos

O vereador Mauro solicitou a instalação de 15 lixeiras para o descarte do lixo orgânico. Segundo o parlamentar, as lixeiras deverão ser instaladas de forma aleatória e experimental pelas ruas do município. A justificativa é que os animais rasgam as sacolas e espalham o lixo pelas ruas. Mauro espera que no futuro essas lixeiras estejam instaladas em toda a cidade.

Módulos da GM

Baseado no exemplo de municípios vizinhos, Jonas Lago (PSDB) solicitou a instalação de módulos da Guarda Municipal pelos bairros do município, com a justificativa de que os mesmos irão ajudar a diminuir os assaltos na região.

Curso Pré-vestibular gratuito

Vereador Leonardo Presa
Vereador Leonardo Presa

O vereador Leonardo Presa (SDD), atendendo ao pedido de sua professora, Léia, pediu para que a Prefeitura crie o Curso Pré-Vestibular Gratuito em Quatro Barras, visando atender prioritariamente os jovens provenientes das escolas públicas do município. Segundo Leonardo, este curso irá preparar ainda mais os alunos da cidade, garantindo que os mesmos obtenham êxito nos vestibulares de diversas faculdades.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress